Arquidiocese de Braga -

16 julho 2024

XVI Domingo do Tempo Comum | B

Fotografia

“Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-Se”

Semear a Palavra

“Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-Se”

 

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Arranjo floral com cores diversas.

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Eu cuidarei das minhas ovelhas – F. Silva

[Apresentação dos dons] Sois Jesus, o meu Deus – M. Borda

[Comunhão] O Cordeiro de Deus é o nosso Pastor – C. Silva

[Final] Vamos em paz e alegria – Az. Oliveira

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações do Domingo XVI do Tempo Comum 

[Prefácio] Prefácio da Oração Eucarística para diversas necessidades I

[Oração Eucarística] Oração Eucarística para diversas necessidades I

[Bênção] Bênção solene do Tempo Comum III

 

Catequese Mistagógica

Kyrie, eleison

Com um coração pobre e humilde, que é capaz de reconhecer que somos pecadores e de pedir perdão, vivemos em cada celebração o momento de preparação penitencial. Após este momento, a comunidade reunida em assembleia aclama o Senhor e implora o seu perdão, por ter a experiência de saborear a misericórdia com que nos abraça sempre.

Esta aclamação pode usar diversas fórmulas, tais como: Senhor, misericórdia, Senhor, tende piedade de nós, Kyrie eleison, salvo se já tiver sido incluído na preparação penitencial. “Dado tratar-se de um canto em que os fiéis aclamam o Senhor e imploram a sua misericórdia, é normalmente executado por todos, em forma alternada entre o povo e a schola ou um cantor. Cada uma das aclamações diz-se normalmente duas vezes, o que não exclui, porém, um maior número, de acordo com a índole de cada língua, da arte musical ou das circunstâncias. Quando o Kýrie é cantado como parte do ato penitencial, cada aclamação é precedida de um «tropo»” (IGMR 52). 

Desta forma, procuramos tomar consciência mais fecunda de que a misericórdia de Deus vem sempre ao nosso encontro.

 

Silêncio

Conforme o Evangelho do décimo sexto Domingo do Tempo Comum, que fala no incentivo de Jesus ao descanso, o sacerdote é convidado a prolongar os tempos de silêncio, propostos em vários momentos da celebração da Eucaristia. 

 

Evangelho para os jovens

Todos os que não percorrerem caminhos de unidade, que dispersem ou não deem tudo pelas suas ovelhas, por aquelas pessoas que estão ao seu encargo deverão ser castigados e ser-lhes-á pedido contas, no dizer de Jeremias. Os maus pastores terão de prestar contas a Deus por terem defraudado a Sua confiança. Contudo, o povo não ficará sem Pastor. O próprio Deus se encarregará de lhes dar pastores que farão um trabalho justo e com sabedoria em prol da unidade. Esta justiça e sabedoria tomará ainda maiores dimensões quando for Jesus a tomar o cajado do ensino e da evangelização. Ao contrário dos movimentos mundanos, Jesus entrega-se totalmente, dá o exemplo e pede aos Apóstolos para fazerem o mesmo. Já não cumpre o horário de expediente e depois separa-se para viver a vida, mas assume a sua missão na totalidade de tempo e de disponibilidade, até à última gota de sangue. A esta atitude damos o nome de compaixão, que se traduz num sentimento profundo, visceral, de benevolência e solicitude, que caracteriza e explana bem o que foi a vida de Jesus. Seja em que lugar for, os cristãos não deixam de ser discípulos missionários. Descansar sim, abandonar a missão não. Peçamos a graça de nunca nos afastarmos do nosso Pastor, Jesus Cristo.

 

Oração Universal

V/ Oremos, irmãs e irmãos, para que a Igreja e os povos da terra escutem e sigam o verdadeiro pastor, dizendo com fé: 

R/ Ouvi-nos, Bom Pastor!

1. Para que os sacerdotes sejam imagem do Bom Pastor e os fiéis rezem pelos seus pastores, de modo particular pelos sacerdotes que são ordenados neste Domingo para o serviço da nossa Arquidiocese, oremos.

2. Para que os governantes e as autoridades exerçam com justiça as suas funções e velem pelo bem de todo o povo, oremos. 

3. Para que as multidões sintam a compaixão de Jesus, que as sabe instruir na verdade, e todos O reconheçam sempre ao partir o Pão, vendo assim alimentada a sua esperança, oremos. 

4. Para que as pessoas que vão ter férias levem Jesus no seu coração e saibam sempre que Ele é o seu Pastor, comprometendo-se a anunciar em toda a parte o Evangelho, oremos. 

5. Para que as nossas comunidades (paroquiais) vivam em união com os pastores que Deus lhes deu, os amparem, com eles trabalhem e por eles rezem, oremos.

V/ Senhor Jesus Cristo, nós Vos pedimos por todos os pastores, para que sejam dignos de Vós, e pelas ovelhas do rebanho que lhes confiastes, para que tenham fome das vossas palavras. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.

R/ Ámen.

 

 

Encontrar o Pão na Palavra

Meditação Eucarística

A primeira grande missão do pastor é a de alimentar o seu rebanho, garantir que nunca lhe falta o alimento para a vida eterna. Isto não implica multiplicar celebrações à conveniência e comodidade de cada um. Dar alimento não significa dar muito alimento, antes, pelo contrário, significa dar alimento substancial e nutritivo, que alimente e eleve todos os sentidos corporais e espirituais. Dar alimento significa também tornar digesta a Palavra de Deus proclamada, mostrando todo o seu esplendor quer pelo seu sentido literal quer no sentido espiritual e moral. Todavia, aqueles que Cristo chamou para serem pastores do seu povo não se podem esquecer que eles também precisam do alimento da vida eterna, o Pão do altar e da Palavra.

 

Sair em missão

Nesta semana, somos convidados a programar os nossos tempos de oração, silêncio e meditação para a época de férias que se aproxima ou que já estamos a viver. Tal como preparo minuciosamente o tempo de férias, que haja nessa programação tempo para o encontro com o Senhor. 


Download de Ficheiros

B_Comum_16.doc