Arquidiocese de Braga -

13 agosto 2024

Assunção da Virgem Maria

Fotografia

“Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Arranjo floral com a Bíblia aberta.

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Apareceu no céu – J. Geada

[Glória] Glória – F. Santos

[Apresentação dos dons] Glória da Humanidade – A. Cartageno

[Comunhão] Todas as gerações – Az. Oliveira

[Final] Nos braços do Deus forte – F. Silva

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações da solenidade da Assunção da Virgem Maria

[Prefácio] Prefácio próprio da solenidade da Assunção da Virgem Maria

[Oração Eucarística] Oração Eucarística para as diversas necessidades III

[Bênção] Bênção solene da Virgem Santa Maria

 

Catequese Mistagógica

Liturgia da Palavra

A Palavra de Deus faz-se carne em Maria, para a tornar Templo de Deus, como figura prototípica da Igreja. De igual modo, a comunidade cristã é chamada a escutar a Palavra, na oração pessoal e na celebração comunitária da fé, na ação litúrgica, para se por a caminho no decurso da vida.

“A parte principal da liturgia da Palavra é constituída pelas leituras da Sagrada Escritura com os cânticos intercalares. São seu desenvolvimento e conclusão a homilia, a profissão de fé e a oração universal ou oração dos fiéis. Nas leituras, comentadas pela homilia, Deus fala ao seu povo, revela-lhe o mistério da redenção e salvação e oferece-lhe o alimento espiritual. Pela sua palavra, o próprio Cristo está presente no meio dos fiéis. O povo faz sua esta palavra divina com o silêncio e com os cânticos e a ela adere com a profissão de fé. Assim alimentado, eleva a Deus as suas preces na oração universal pelas necessidades de toda a Igreja e pela salvação do mundo inteiro” (IGMR 55).

“Nas leituras põe-se aos fiéis a mesa da palavra de Deus e abrem-se-lhes os tesouros da Bíblia. Convém, por isso, observar uma disposição das leituras bíblicas que ilustre a unidade de ambos os Testamentos e da história da salvação; não é lícito substituir as leituras e o salmo responsorial, que contêm a palavra de Deus, por outros textos não bíblicos” (IGMR 57). “A primeira leitura é seguida do salmo responsorial, que é parte integrante da liturgia da palavra e tem, por si mesmo, grande importância litúrgica e pastoral, pois favorece a meditação da Palavra de Deus. O salmo responsorial corresponde a cada leitura e habitualmente toma-se do Leccionário. Convém que o salmo responsorial seja cantado, pelo menos no que se refere à resposta do povo” (IGMR 61).

“Na celebração da Missa com o povo, as leituras proclamam-se sempre do ambão” (IGMR 58). “Segundo a tradição, a função de proferir as leituras não é presidencial, mas sim ministerial” (IGMR 59). “A leitura do Evangelho constitui o ponto culminante da liturgia da palavra. Deve ser-lhe atribuída a maior veneração” (IGMR 60). 

 

Evangelho para os jovens

Maria é a primeira discípula de Cristo, constituindo para todos nós e, em especial, para os jovens o ideal do seguidor de Cristo. Maria escuta, guarda no seu coração a Palavra de Deus e segue Cristo até ao fim. Que os jovens se abram também à escuta da Palavra de Deus, a guardem no seu coração e não tenham medo de seguir o Mestre.

Maria é caminho para Jesus. Maria convida os jovens a seguir Jesus com alegria e esperança. Maria vai ao encontro de Isabel a toda a pressa e fica lá «cerca de três meses» para a ajudar no que fizesse falta. Que os jovens, neste tempo de férias, saiam também ao encontro dos que mais precisam, deem algum do seu tempo livre em ações de voluntariado para com aqueles que mais precisam: uma visita, uma ajuda, uma palavra, um tempo de escuta do outro. Que durante as férias os jovens tirem também algum do seu tempo livre para uma visita a um Santuário, uma leitura atenta dum bom livro e, por exemplo, o cultivo de ler o Evangelho de cada dia, todos os dias.

 

Oração Universal

V/ Irmãs e irmãos caríssimos: neste dia em que toda a Igreja se alegra com o triunfo da Virgem Santa Maria, oremos a Deus, por intercessão da cheia de graça, cantando com alegria:

R/ Interceda por nós a Virgem cheia de graça.

  1. Por todas as comunidades cristãs, para que sejam repletas dos dons de Deus e encaminhem os seus fiéis para a glória eterna, oremos, por intercessão da Virgem Maria.
  2. Pelos chefes de Estado e responsáveis públicos, para que deixem dirigir os seus corações na realização da vontade de Deus e no serviço de todos, oremos, por intercessão da Virgem Maria.
  3. Por todos os fiéis e catecúmenos, para que alcancem a vitória sobre o pecado e a morte, e se alegrem no Céu com a Santa Mãe de Deus, oremos, por intercessão da Virgem Maria.
  4. Por todos os cristãos, especialmente os jovens, para que a exemplo de Maria, se deixam tocar pela Palavra de Jesus e lhe respondam com generosidade, oremos, por intercessão da Virgem Maria.
  5. Pelas virgens consagradas a Cristo e pelas mães rodeadas de seus filhos, para que se sintam guardadas no amor de Deus, oremos, por intercessão da Virgem Maria.
  6. Por nós próprios e por todos os ausentes, para que sejamos simples e imitemos a humildade da Mãe de Jesus, oremos, por intercessão da Virgem Maria.
  7. Pelos defuntos da nossa comunidade que puseram em prática a Palavra de Deus, para que contemplem o rosto de Cristo na eternidade, oremos, por intercessão da Virgem Maria.

 

V/ Ouvi, Deus de bondade, as nossas súplicas e fazei-nos entrar na glória eterna, onde já se encontra a Mãe do vosso Filho, elevada ao Céu em corpo e alma. Por Cristo, nosso Senhor.

R/ Ámen. 

 

Momento pós-comunhão

Destaque-se o momento pós-comunhão com o canto do Magnificat.

 

Sair em missão

Durante estes dias voltar a ler o texto do Evangelho desta solenidade e meditá-lo novamente, tentando cada um escrever o seu magnificat, e dedicar algum tempo a fazer uma visita a alguém sozinho ou doente.


Download de Ficheiros

B_Assunçao.doc