Arquidiocese de Braga -
12 agosto 2025
Assunção da Virgem Maria

“A minha alma glorifica o Senhor”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Arranjo floral com a Bíblia aberta.
Sugestão de cânticos
[Entrada] Apareceu no céu – J. Geada
[Preparação Penitencial] Kyrie, eleison – Greg. XI / M. Simões
[Glória] Glória a Deus nas alturas – F. Santos
[Apresentação dos dons] Glória da humanidade – A. Cartageno
[Comunhão] Todas as gerações – Az. Oliveira
[Final] Nos braços do Deus forte – F. Silva
Eucologia
[Orações presidenciais] Orações da solenidade da Assunção da Virgem Maria
[Prefácio] Prefácio próprio da solenidade da Assunção da Virgem Maria
[Oração Eucarística] Oração Eucarística III com a comemoração própria
[Bênção] Bênção solene para as celebrações da Virgem Santa Maria
Catequese Mistagógica
Liturgia da Palavra
A Palavra proclamada, Domingo a Domingo, dia a dia, é manifestação do Deus vivo e da vida que nos surpreende e nos mostra horizontes novos de sentido para a nossa condição de filhas e filhos seus. A Liturgia da Palavra apresenta-nos em grande parte do Ano litúrgico a dinâmica do anúncio / realização, isto é, podemos verificar que o primeiro texto, a primeira leitura, traz-nos um anúncio / promessa; o texto evangélico traz-nos a realização em Jesus Cristo, daquele anúncio / promessa. O salmo responsorial é resposta de louvor, ação de graças pelo anúncio feito. Já a segunda leitura é catequese sobre o mistério de Deus. A aclamação ao Evangelho é manifestação festiva da alegria e do reconhecimento do Senhor que aqui e agora nos fala. A homilia é o partir do “pão” da Palavra para o ‘aqui’, para o ‘agora’ e para todos os que vivem e constroem a comunidade.
Ministérios Litúrgicos
Propomos a valorização do acólito turiferário. Que, neste dia, seja utilizado incenso e que o acólito que vai ser portador do turíbulo seja instruído sobre o sentido do uso do incenso.
Liturgia da Palavra
Propõe-se que nesta celebração, os leitores assumam uma postura mais evidenciada, porventura preparando melhor a aproximação conjunta do lugar da proclamação, antes da primeira leitura e logo após a oração coleta.
Evangelho para os jovens
A Palavra proclamada neste dia faz-nos sonhar a grandeza e a dignidade da mulher, o caminho da simplicidade e da alegria, que vem do mais íntimo de nós mesmos, como manifestação feliz da inocência de uma criança.
A prontidão e a pressa, em ir ao encontro dos outros, e a experiência da exultação no reconhecimento da presença e da ação gratuita revelam a plenitude do amor por parte de Deus na nossa vida.
Oração Universal
V/ Irmãs e irmãos caríssimos: neste dia em que toda a Igreja se alegra com o triunfo de Maria, chegue até Deus, por intercessão da Virgem cheia de graça, a nossa oração unânime, e digamos (ou: e cantemos), com alegria:
R/ Interceda por nós a Virgem cheia de graça.
Pela Igreja que nos fez renascer em Cristo, para que tenha a alegria de gerar sempre novos filhos e de os ver alcançar o Reino eterno, oremos, por intercessão da Virgem Maria.
Pelos discípulos de Jesus Cristo, para que sejam fiéis à Palavra do Evangelho e desejem, com ardor, alcançar os bens do Céu, oremos, por intercessão da Virgem Maria.
Pelos chefes de Estado e seus governos, para que exerçam o poder como um serviço e não se deixem vencer pelo desânimo, oremos, por intercessão da Virgem Maria.
Pelos que sofrem humilhações, pelos doentes, pelos sem-abrigo e por todos os que passam necessidades, para que encontrem pessoas que partilhem os seus bens, os confortem e lhes proporcionem o desejo de santidade, oremos, por intercessão da Virgem Maria.
Por todas as mulheres e por todas as mães, para que encontrem em Cristo a sua esperança e em Maria Santíssima a sua protetora, oremos, por intercessão da Virgem Maria.
Por todos nós aqui presentes em assembleia, para que acolhamos a graça da humildade, à imitação da vida simples da Virgem Mãe, oremos, por intercessão da Virgem Maria.
V/ Senhor, nosso Deus, dai à Igreja a graça de imitar a Rainha do Céu, que deu ao mundo o vosso Filho, e de entrar um dia na glória onde ela já se encontra, ornada do ouro mais fino. Por Cristo, nosso Senhor.
R/ Ámen.
Sair em missão
Como Maria, reconheçamos, no encontro com os outros, a manifestação da alegria de Deus!
Download de Ficheiros
c_comum_assunção-virgem-maria.docx
1920x1080_ass.jpg
1080x1920_ass.jpg
1024x768_ass.jpg
Partilhar