Arquidiocese de Braga -

19 agosto 2025

XXI Domingo do Tempo Comum | C

Fotografia

“Esforçai-vos”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Arranjo floral com a palavra: “Esforçai-vos!”.

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Salvai-nos, Senhor, nosso Deus – Az. Oliveira

[Apresentação dos dons] Em redor do Teu altar – M. Carneiro

[Comunhão] Felizes os convidados – M. Luís

[Final] Ide por todo o mundo – M. Faria

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações do Domingo XXI do Tempo Comum 

[Oração Eucarística] Oração Eucarística para as diversas necessidades II com Prefácio próprio

[Bênção] Bênção solene para o Tempo Comum V

 

Catequese Mistagógica

Santo

No centro da celebração da Eucaristia está um hino de louvor, o “Santo”, também conhecido como “Sanctus”, que nos une ao cântico celestial dos anjos. Este momento da Eucaristia convida-nos a entrar num mistério profundo: a santidade de Deus e a comunhão dos céus e da terra na celebração litúrgica. Eis a grande aclamação! Por vezes ouvimos cantar: “Santo, Santo é o Senhor…”. Não deve ser essa formulação! Nós estamos ativamente envolvidos num mistério de presença, de comunicação e contemplação e, por isso, simplesmente devemos aclamar: “Santo, Santo, Santo!” Não estamos a fazer uma declaração, mas uma aclamação verdadeiramente presencial (cf. Is 6, 3; Mt 21, 9)

O “Santo” está profundamente enraizado na Sagrada Escritura e na tradição litúrgica da Igreja, e é entoado pela assembleia durante a Oração Eucarística, logo após o Prefácio. Através dele, os fiéis unem-se ao coro celestial dos anjos, e proclamam a santidade de Deus e reconhecem a sua glória infinita. Assim, a celebração da Eucaristia torna-se uma antecipação do banquete celestial, que prefigura a comunhão eterna com Deus. A repetição da palavra “Santo” três vezes não é apenas uma questão de ênfase, mas uma declaração teológica da infinidade da santidade de Deus. Este cântico / oração é também uma preparação espiritual para o mistério que se segue: a consagração do pão e do vinho, que se tornam o Corpo e Sangue de Cristo.

 

Ministérios Litúrgicos

Muitos músicos sentem-se honrados quando convidados para cantar com músicos famosos. Os cristãos cantam sempre com os melhores cantores que há: cantam com os anjos e na sua presença. Por isso, demos particular atenção ao grupo coral, em geral, e aos cantores, em particular.

 

Evangelho para os jovens

Urge reassumir a nossa dimensão profética pessoal. Pelo Batismo, somos profetas em Jesus Cristo Ressuscitado. Daí que com os nossos olhos, fixos em Jesus, que queremos “levar a todos”, continuamos atentos e serenos a trilhar o caminho na luta contra o pecado, que nos faz escravos e que faz escravos os outros.

Queremos, com alegria, generosidade profética e entusiasmo, participar da ansiedade de Jesus que quer que o fogo do amor e da verdade se ateie a todos e em tudo.

 

Oração Universal

V/ Irmãs e irmãs: oremos por nós e por todas as pessoas, pedindo ao Pai, que aqui nos reuniu, a graça de escutarmos as palavras de Jesus, e digamos (ou: e cantemos), humildemente: 

R/ Pela vossa misericórdia, ouvi-nos, Senhor. 

 

  1. Pela Igreja santa que vive na nossa Arquidiocese, para que nos chame a contemplar a glória de Deus e esteja atenta aos sinais de vocação entre os mais jovens, oremos. 

  2. Pelos responsáveis dos estados e dos governos, para que Deus lhes conceda o feliz exercício dos seus mandatos e a força de assegurarem aos cidadãos o pão do corpo e do espírito, oremos. 

  3. Pelos fiéis de todas as confissões cristãs, para que vivam a verdade da fé em todas as suas obras e não se fechem nos seus hábitos e tradições, oremos. 

  4. Por aqueles que, nos quatro cantos da terra, são considerados os últimos de todos, para que sejam os primeiros a sentar-se à mesa no Reino dos Céus, oremos. 

  5. Por nós aqui presentes, a quem Deus olha e trata como filhos, e pelos ausentes que estão em maior dor ou aflição, para que todos respondamos ao apelo da palavra de Jesus, oremos. 

     

    V/ Senhor, nosso Deus e nosso Pai, escutai a oração do vosso povo, para que os nossos corações possam tornar-se sinal d’Aquele que, na cruz, abriu aos seus irmãos o caminho da Vida. Ele que vive e reina por todos os séculos dos séculos.

    R/ Ámen. 

     

Sanctus

            O Sanctus deverá ser entoado com um acentuado carácter solene.

 

 

Encontrar o Pão na Palavra

Meditação Eucarística

Jesus convida-nos a entrar pela porta estreita. A estreiteza da porta não diz respeito às suas dimensões, nem devemos compará-la à entrada de uma loja em dia de abertura de saldos, com as pessoas pressionando-se para chegar primeiro aos produtos cobiçados. A porta é estreita, porque, por ela, apenas entra quem se faz pequeno pela humildade. Por isso, Jesus que se declara manso e humilde de coração, se diz também ser a Porta das ovelhas. Maria, aclamada como Porta do Céu, é aquela em quem Deus viu a Sua humilde serva. Na Eucaristia, quer no Ato Penitencial, quer no convite que precede a Comunhão, os fiéis fazem um ato de humildade, confessando os seus pecados ou então dizendo: “Senhor, eu não sou digno que entreis em minha morada…”.

 

 

Sair em missão

Cuidar o nosso exame de consciência diário, para que a nossa luta contra o pecado seja efetiva.


Download de Ficheiros

c_comum_21.docx

Pão na Palavra

1920x1080_21.jpg

1080x1920_21.jpg

1024x768_21.jpg