Arquidiocese de Braga -
7 janeiro 2016
História da Paróquia Gandarela
Situada no centro da teia industrial de Pevidém e Moreira de Cónegos, a freguesia de Gandarela dista 9 quilómetros de Guimarães, no sul do concelho. Atualmente, e devido à sua localização geográfica, a sua principal atividade económica é a indústria.
Até 1834, na divisão civil, Gandarela pertencia ao concelho de Barcelos, sendo então integrada no de Guimarães. Na divisão eclesiástica sempre pertenceu a Braga.
A origem do nome da localidade remonta ao início da pátria, derivando do topónimo Gândara.
Apesar de se desconhecer o início da freguesia, pelo século XI surgem documentos com referência à sua igreja ao lado de São Cristóvão de Selho: “ad presuria et ad populandum terram per jussione domini Adefonsi principis (999 – 1027) et in ipsa presuri edicaverunt ibidem ecclesia Sancti Christofori in ripa Selio et alia ecclesia vocábulo Santis Salvatoris quae est fundata in villa Gandarella”, lê-se na Vimaranis Monumentta Historica.
Esta velha Igreja de Gandarela é ainda descrita pelo Abade Bento José Lopes Faria, em 6 de Maio de 1842, no inquérito realizado pelo Abade de Tagilde às Paróquias de Guimarães.
Entretanto, Gandarela inaugurou, a sua nova A Igreja Paroquial Nova, em 09 de Outubro de 1988. Levou 7 anos a construir. Tem capacidade para uma Assembleia litúrgica de 700 pessoas, 5 salas para Catequese e afins, e uma Capela Mortuária, de construção mais recente. Satisfaz as necessidades do trabalho pastoral que desempenhamos. (cfr.: http://www.anossaterra.pt/?co=5642&tp=15&ct=0&cop=6&LG=0&mop=5643&it=pagina_e).
Gandarela, confronta pelo Nascente com Santa Eulália de Nespereira, do Sul com parte de S. Martinho de Conde e S. Paio de Moreira de Cónegos, do Poente, com Santa Maria de Guardizela, do Norte com Santa Cristina de Serzedelo. Estende-se “até o sítio chamado Carvalho, que fica na parte norte, até ao lugar da Casa Nova que fica para a parte sul… e o lugar do Monte que fica na parte nascente, até ao lugar de Passamião que fica na parte poente”.
Partilhar