Arquidiocese de Braga
Tribunal Eclesiástico
A Cúria Arquidiocesana ao serviço da administração da Justiça é composta pelos órgãos e pessoas que assistem o Arcebispo Primaz no exercício do seu poder judicial e administrativo que, por razões técnicas, delega neles a função judicial. A este sector da Cúria dizem respeito as causas que necessitem de tratamento judicial, sejam contenciosas ou penais, e todas as causas matrimoniais.
O Tribunal Eclesiástico é composto pelo Vigário Judicial e pelo Arcebispo Primaz e julga por meio de um só Juiz ou de um Colégio de Juízes.
Este órgão da Arquidiocese denomina-se Tribunal Metropolitano Bracarense. Julga em Primeira Instância as causas da Arquidiocese e em Segunda Instância as causas da Província Eclesiástica, sempre com um coletivo de Juízes. O Tribunal de Apelação para o Tribunal Metropolitano Bracarense é o Tribunal Eclesiástico da Diocese do Porto.
O Tribunal é composto ainda por Juízes, pelo Promotor de Justiça, Defensores do Vínculo, Notários, Auditores e Patronos estáveis para as causas de gratuito patrocínio, todos nomeados pelo Arcebispo Primaz, ouvido o Vigário Judicial.
Endereço
Rua S. Domingos, 94 B,
4710-435 BRAGA.
Tel 253 203 186
tribunal.eclesiastico@arquidiocese-braga.pt
VIGÁRIO JUDICIAL
Cón. Mário Martins Chaves Rodrigues
VIGÁRIO JUDICIAL ADJUNTO
P.e Júlio Nepomuceno Vaz, Cón. José Paulo Leite de Abreu
JUIZES DIOCESANOS
P.e Abel Braga Arantes de Faria, Cón. Avelino Marques Amorim, Elisa Maria Rodrigues de Araújo, Dra. Federica Dotti, P.e Manuel Joaquim de Magalhães Miranda, P. Dex-Steve Goyéko
DEFENSOR DO VÍNCULO
Joana Filipa do Vale Meira da Silva, P.e Alexandre Agostinho Teixeira de Sá
NOTÁRIO ACTUARIO
P.e António Oliveira Gomes, Teresa de Jesus Araújo Gonçalves
ADVOGADOS OFÍCIO
Patrono Estável: Catarina Alexandra Salgado Gonçalves