Arquidiocese de Braga -
24 julho 2015
Comunicado sobre o Pe. Abel Maia
Comunicado sobre o arquivamento do processo de inquérito do Pe. Abel Maia
\n \nArquivamento do processo de inquérito do Pe. Abel Maia
1. A Arquidiocese de Braga, tendo conhecimento da notícia veiculada pelo jornal Correio da Manhã do dia 27 de Novembro de 2014, emitiu um comunicado onde, entre outras coisas, afirmou que “por razões de prudência pastoral, de serenidade na investigação e até que todas as dúvidas se dissipem, a Arquidiocese ordenou ao Rev.do Pe. Abel Joaquim Martins Maia a suspensão da actividade pastoral que vinha exercendo em favor da comunidade de Sta. Eulália de Fafe e não deixará de colaborar com as instâncias judiciais”.
2. No dia 23 de Julho de 2015, tivemos conhecimento de um Despacho, datado de 01/07/2015, do Ministério Público no DIAP da Comarca de Porto Este (Penafiel, 1.ª secção), onde se lê que o mesmo Ministério “determinou o arquivamento de processo de inquérito” no qual o Pe. Abel Joaquim Martins Maia “estava denunciado da prática de factos susceptíveis de integrar os crimes de abuso sexual de crianças e de actos sexuais com adolescente”. Ficou ainda claro, neste Despacho, a “ausência de indícios de se terem verificado os factos denunciados”.
3. A Arquidiocese acolheu com serenidade a notícia do arquivamento. Aceitou também o pedido do Pe. Abel Maia, feito de modo insistente, de se desligar dos trabalhos pastorais na comunidade paroquial de Sta. Eulália até se sentir recuperado de toda a pressão social a que se viu sujeito durante cerca de um ano.
Braga, 24 de Julho de 2015
Download de Ficheiros
PRESS_31_2015.07.24.pdf
Partilhar