Arquidiocese de Braga -

13 julho 2018

Ciclo de Visitas Orientadas passa pela Sé de Braga

Fotografia

DACS

Música, poesia e outros elementos surpresa fazem parte do programa do Ciclo de Visitas Orientadas que a Direção Regional de Cultura do Norte promove, em 2018 e 2019, no âmbito da Operação Rota das Catedrais a Norte.

\n

A segunda iniciativa do Ciclo de Visitas Orientadas decorre na Sé Catedral de Braga nos dias 21 e 22 de julho, com entrada livre, sendo conduzida por Fernanda Barbosa (Tesouro - Museu da Sé de Braga), Isaque Ferreira (bibliógrafo e leitor de poesia) e Blandino (músico).

A organização da iniciativa propõe-se a estabelecer "um diálogo acurado entre a herança cultural e histórica dos monumentos e a expressão artística, nas suas manifestações literária e musical".

"Tomando como ponto de partida La Cathédrale engloutie de Claude Debussy e o poema homónimo de Jorge de Sena, é desencadeado o recorte de compromisso sobre o lugar de permanência, e o que ele encerra - tesouros, detalhes, envolvente humana e paisagística – em conciliação com o lugar de silêncio, agora habitado por vozes, ecos e palavras, harmonias e ritmos, matéria do poético e do simbólico, elementos totais, tangíveis ao imaterial e aos sentidos," esclarece a Sé Catedral de Braga.

Em 2018, o Ciclo de Visitas Orientadas irá decorrer na Sé de Vila Real, Sé de Braga, Concatedral de Miranda do Douro e Sé de Viana do Castelo; seguindo-se, em 2019, a Sé do Porto, Sé de Lamego e Sé de Bragança.