Arquidiocese de Braga -

9 outubro 2018

Primeiro encontro do Pré-Seminário dedicado à caça do “Tesouro de Esperança”

Fotografia

Diário do Minho

Iniciativa decorre no dia 13 de Outubro, das 09h30 às 17h00.

\n

O Seminário Menor acolhe no dia 13 de Outubro um grupo de jovens pré-seminaristas para o primeiro de nove encontros que decorrerão de Outubro a Junho, sempre das 09h30 até às 17h00.

Nesse dia inicia-se o Pré-Seminário Jovem (PSJ), que está a ser preparado pela comunidade do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, "para que jovens oriundos de toda a Arquidiocese tenham a oportunidade de fazer uma verdadeira e autêntica caminhada de discernimento vocacional".

Segundo a equipa do PSJ, coordenada pelo padre Rui Sousa, "o dinamismo da pastoral vocacional, nomeadamente no discernimento em ordem à vocação sacerdotal, é um desafio belo e exigente, mas também um forte motivo de esperança para todos nós".

Para esta equipa, constituída pelos formadores do Seminário e pelos seus seminaristas, o fundamento e a metodologia deste caminho são claros: "sentindo-nos chamados, repletos de esperança, certamente nos motivaremos para tornar favorável a proposta primordial do amor de Deus, que continua a chamar e a provocar jovens, através do nosso simples, alegre, fecundo e contagiante testemunho de vida".

O PSJ é uma proposta diocesana para acompanhar jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos no seu processo de discernimento vocacional. Pretende-se, por isso, ajudar os jovens a colocarem correctamente e com a seriedade própria desta faixa etária a questão vocacional como abertura a um projecto de vida com sentido. 

Em sintonia com o tema do Ano Pastoral da Arquidiocese, o itinerário temático destes encontros, que decorrerão de Outubro a Junho, será subordinado ao tema “Tesouro de Esperança”.

Ao longo deste ano, os pré-seminaristas irão descobrir o dinamismo do processo vocacional a partir de questões que os farão deparar-se com as riquezas que trazem dentro de si e que irão sendo confrontados e configurados com o próprio Jesus, que realiza e plenifica a vida e o projecto de felicidade de cada pessoa.

Por fim, a mesma equipa lança um desafio: "se todos nos empenharmos em rezar pelas vocações sacerdotais e em propor o caminho do sacerdócio aos jovens que demonstrem algum sinal vocacional, estaremos a abrir caminhos para que o Espírito Santo inunde os seus corações e os enriqueça com o dom da vocação, verdadeiro sinal de esperança para a vida da Igreja".