Arquidiocese de Braga -
21 fevereiro 2020
Rezar pelos mártires na Quaresma
DACS com RMOP/Fundação AIS
A iniciativa, pensada para a Quaresma de 2020, pretende “honrar e recordar aqueles que heroicamente ofereceram a sua vida por Deus e pelos seus irmãos”.
A Rede Mundial de Oração do Papa - Portugal e a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre realizam, de 26 de Fevereiro a 9 de Abril, uma campanha de oração pelos 'Mártires e Heróis por amor'.
A iniciativa, pensada para a Quaresma de 2020, pretende “honrar e recordar aqueles que heroicamente ofereceram a sua vida por Deus e pelos seus irmãos”. A divulgação destas histórias pretende levar os inscritos na campanha a orar e a sensibilizar-se com a dramática situação dos cristãos perseguidos.
Em cada dia serão apresentadas vidas de sacerdotes, religiosas e leigos que foram “assassinados, raptados, presos ou desapareceram por seguirem Jesus”. Estas histórias de vida são acompanhadas por uma oração e uma descrição final sobre o auxílio prestado pela Fundação AIS.
A campanha inclui a divulgação, no dia de Carnaval e nos Domingos da Quaresma, de duas edições d'O Vídeo do Papa dedicadas aos cristãos perseguidos e de quatro vídeos da Fundação AIS que abordam os contextos de vida dos cristãos presentes no Iraque, Nigéria, Paquistão e Síria.
“No Iraque, Síria, Iémen, Burkina Faso, Nigéria, Índia ou Somália, ser cristão pode significar a morte - ainda hoje, em 2020 - às mãos de extremistas", sublinha a Fundação AIS. “Com esta iniciativa, lembramos estas pessoas e estas comunidades que, nos bastidores e em silêncio, deram as suas vidas. Todos servem de exemplo que pode aumentar e fortalecer a nossa fé. São, como sublinhou o Santo Padre, «mártires do séc. XXI, que nos interpelam com o seu testemunho a seguir corajosamente o caminho das Bem-aventuranças»”.
A jornada de oração está disponível no site e nas redes sociais (Instagram e Facebook) e os interessados podem também receber a proposta de oração, todos os dias, no seu e-mail, e a inscrição é online.
Partilhar