Arquidiocese de Braga -
8 abril 2021
In Familia promove tertúlia sobre procriação medicamente assistida
DACS
A inseminação post mortem foi legalizada a 25 de Março na Assembleia da República hoje.
A associação In Familia promove esta sexta-feira, dia 9 de Abril, às 21h30, uma tertúlia para reflectir sobre a procriação medicamente assistida. A sessão vai ser transmitida no Facebook e YouTube, e é acessível por Zoom.
O tema prende-se com a aprovação da inseminação post mortem, cuja legalização foi aprovada no passado dia 25 de Março em reunião plenária da Assembleia da República. A nova lei permite que uma mulher que actualmente pretende engravidar do companheiro que já morreu e que deixou sémen preservado o possa fazer nos próximos três anos, abarcando também casos de casais cujo homem ainda está vivo e terá que declarar por escrito o consentimento para o uso do seu material genético depois da sua morte.
A sessão conta com o dr. Constantino Santos, médico, e o professor e investigador Carlos Costa Gomes, presidente da Direcção Nacional do Centro de Estudos de Bioética, e coloca várias questões: “O que é a procriação medicamente assistida? O que está em questão na inseminação post mortem? Um filho é um dom? Será um direito? É um bem em si mesmo? A dignidade de cada pessoa, da Vida Humana, pode ser sonegada pela sua instrumentalização?”
É possível participar através do Zoom pelo link https://zoom.us/j/97003053235?pwd=cjJ2UGpFQk4xbm95M0VqMG1UaUdKZz09 (ID da reunião: 970 0305 3235; Senha de acesso: nv9tif).
Partilhar