Arquidiocese de Braga -
28 junho 2021
Papa agradece pastoral junto de comunidade LGBT de sacerdote jesuíta
DACS
Na mensagem a James Martin, sj, Francisco promete orar pelo “rebanho” do sacerdote.
O Papa Francisco declarou o seu apoio ao trabalho pastoral do sacerdote jesuíta americano James Martin junto da comunidade LGBT. A carta foi publicada este domingo, dia 27 de Junho, e enviada por ocasião da conferência ‘Outreach LGBTQ Catholic Ministry’, dedicado aos que ministram católicos LGBT e aos próprios católicos da comunidade.
Na mensagem ao sacerdote baseado em Nova Iorque, o pontífice agradece ao Pe. Martin pelo zelo pastoral e a “capacidade de estar perto das pessoas com aquela proximidade que Jesus tinha e que reflecte a proximidade de Deus”.
Francisco promete orar pelo “rebanho” do sacerdote jesuíta e por “todos aqueles que o Senhor” coloque ao lado do Pe. Martin para que deles cuide, proteja e faça crescer “no amor de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
As palavras do Papa são, de acordo com o jornal britânico The Tablet, o primeiro apoio por escrito de um pontífice católico ao trabalho pastoral de um sacerdote junto de católicos LGBT e seguem-se a uma oposição sustentada e acrimoniosa que o Pe. Martin tem enfrentado pelos seus esforços para que a Igreja, na sua dimensão institucional, adopte uma abordagem mais sensível, respeitosa e inclusiva junto desta comunidade.
O Papa escreveu que “o nosso Pai do Céu aproxima-se com amor para cada um dos seus filhos”, e que “o coração Dele está aberto para todos”. “O ‘estilo’ de Deus tem três características: proximidade, compaixão e ternura”.
Segundo o Pe. James Martin, a carta foi enviada em resposta a um e-mail em que o sacerdote partilha com Francisco alguma informação pessoal, em particular do seu sobrinho, e lhe fala da conferência. A mensagem foi partilhada em primeira mão com os participantes da conferência.
Pope Francis @Pontifex has sent a beautiful letter on the occasion of the Outreach LGBTQ Catholic Ministry Webinar, which happened yesterday, expressing his support for this ministry and encouraging us to imitate God's "style" of "closeness, compassion and tenderness"... pic.twitter.com/O9nTftoLDi
— James Martin, SJ (@JamesMartinSJ) June 27, 2021
O dia 28 de Junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBT, e marca o primeiro dia da Rebelião de Stonewall, em que a comunidade LGBT resistiu a uma invasão policial do bar Stonewall em Nova Iorque.
Partilhar