Arquidiocese de Braga -
4 outubro 2021
Santuário do Bom Jesus celebra mês da Música
DACS
Vários concertos decorrem até ao fim do mês num Bom Jesus que se quer "acolhedor e aberto à cultura".
O Dia Mundial da Música, 1 de Outubro, foi assinalado no Bom Jesus com um espectáculo inédito, intitulado “O Lago dos Sonhos”, fruto da parceria da Confraria do Bom Jesus do Monte com a “Companhia Para as Artes” e a “Braga Mística”.
No dia 5 de Outubro, às 15h00, junto à Basílica do Bom Jesus, realiza-se um segundo concerto, pela Banda Musical de Cabreiros. A iniciativa está integrada no projecto “Música Monumentos”, promovido pela Confederação Musical Portuguesa, com o objectivo de atenuar o impacto da pandemia no meio artístico e cultural, nomeadamente no universo das bandas filarmónicas.
A iniciativa pretende ainda divulgar e cultivar o ensino e a execução da arte da música, valorizar o património artístico das bandas filarmónica e constituir uma oportunidade para a sensibilização do público para a importância do património monumental e dos sítios de interesse histórico, como é o caso do Bom Jesus do Monte.
Já no dia 9 de Outubro, pelas 21h00, o Cupiom Musicorum apresentará um dueto de piano e voz no alpendre da Casa dos Correios (esplanada do Bom Jesus).
O quarto concerto será no dia 16 de Outubro, às 21h00, pela Associação de Musica Sacra de Braga. O concerto decorre no interior da Basílica e consiste num recital de órgão de tubos e violinos.
O mês da música encerra no dia 28 de Outubro, às 21h30, no interior da Basílica, com o Christina Vantzou + JAB. Este concerto está inserido no Festival Semibreve, que pela primeira vez acontece no Santuário do Bom Jesus.
“O Santuário do Bom Jesus é um espaço de cultura, onde tem de acontecer mais cultura, seja através da música ou de outras manifestações culturais. A afirmação desta estância como espaço de cultura é um objectivo claro desta Confraria que administra este Bem Património Mundial da Humanidade. Por isso, temos vindo a aumentar a oferta cultural, seja através de actividades promovidas pela Confraria, ou em parceria com outras instituições. Queremos um Bom Jesus acolhedor e aberto à cultura”, explicou o presidente da Confraria do Bom Jesus, o Cónego Mário Martins.
Partilhar