Arquidiocese de Braga -

18 fevereiro 2022

Emilce Cuda, a teóloga argentina à frente da Pontifícia Comissão para a América Latina

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Francisco nomeia Secretária a primeira leiga argentina a obter um Doutoramento Pontifício em Teologia Moral.

\n

O Papa certificou hoje a promoção de Emilce Cuda, de 56 anos, como Secretária da Pontifícia Comissão para a América Latina, da qual já era chefe de gabinete. O anúncio já tinha sido realizado em Agosto, mas torna-se agora oficial com a publicação do Boletim do Vaticano.

Desta forma, a teóloga argentina partilhará “a par” a liderança executiva desta plataforma curial com o filósofo colombiano Rodrigo Guerra López.

Cuda é reconhecida por partir um telhado de vidro na esfera eclesial ao ser a primeira leiga argentina a obter um Doutoramento Pontifício em Teologia Moral.

Além disso, é considerada uma das maiores especialistas em analisar o pensamento do Papa Francisco, já que desenvolveu as suas investigações no aprofundamento da teologia do povo sobre a qual se baseiam os fundamentos intelectuais do pontificado de Jorge Mario Bergoglio.

Além disso, no continente latino-americano é apreciada por actualizar a Doutrina Social da Igreja no âmbito político.

De facto, faz parte da Equipa Consultiva da Escola Social da Conferência Episcopal Latino-Americana. Também faz parte do grupo de trabalho sobre o “Cuidado da Casa Comum” do Conselho Latino-Americano das Ciências Sociais.

Artigo original de Vida Nueva Digital, publicado a 18 de Fevereiro de 2022.