Arquidiocese de Braga -

7 março 2022

O que faz uma paróquia ter sucesso? Dica: não é um estilo litúrgico particular

Fotografia iStock

DACS com America

Paroquiana de São Patrício revela "o segredo" para a união paroquial: o amor a Deus.

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Num Domingo de Inverno do ano passado – antes da variante Omicron aparecer – a nossa família chegou à missa na Igreja de São Patrício em Providence, R.I., um pouco antes da procissão, e eu estava um bocado preocupada. Será que iríamos conseguir um lugar?

Conseguimos, mas os bancos estavam de facto muito cheios. Os que chegaram mais tarde acabaram por instalar cadeiras dobráveis em locais designados, uma prática padrão quando ficamos sem lugares.

Isto, claro, não é um problema em todas as paróquias católicas. Mas, hoje em dia, é um bom problema para se ter.

Em 1970, 55% dos católicos americanos participavam na missa; em 2019, esse número caiu para pouco mais de 20%. Muitas paróquias fecharam ou fundiram-se, e muitas outras se seguirão.

A pandemia parece apenas ter piorado a situação – embora não tenhamos contas exactas há algum tempo – e deixou muitas paróquias com novas filas de bancos vazios. Mesmo na nossa paróquia, os bancos estão mais vazios nos dias de hoje, à medida que o vírus da Covid-19 reaparece.

Ainda assim, a nossa comunidade continuou a prosperar mesmo nestes tempos desafiantes. Então, o que está a acontecer aqui na Igreja de São Patrício?

Pode pensar-se que a primeira coisa a atrair as pessoas seria um belo edifício. Mas não temos um belo edifício de igreja. Não temos nenhum edifício de igreja, aliás, se isso significar uma estrutura projectada para ser uma igreja. A nossa história nesse aspecto é uma história de perda. Em 1843, uma pequena comunidade de empreendedores católicos irlandeses lançou a pedra fundamental do que se tornaria um imponente edifício neogótico, com capacidade para mais de mil pessoas e frente a frente à Câmara de Representantes de Rhode Island (ou, de outro ponto de vista, a espirar por cima do seu ombro esquerdo).

Durante mais de 100 anos, esse edifício recebeu onda após onda de imigrantes irlandeses. A paróquia estabeleceu a primeira escola católica do Estado, chegou um grupo de Irmãs da Misericórdia e a Igreja de São Patrício serviu como um tipo de âncora religiosa no coração da cidade que hoje é rara.

No final da década de 1970, porém, tudo mudou. Os paroquianos já estavam a sair da cidade em números significativos quando uma descoberta devastadora foi feita. A fundação daquela linda igreja não era sólida. Os custos estimados impossibilitaram o reparo, pelo que uma decisão terrível e necessária foi tomada: o prédio da igreja foi demolido.

Os móveis da igreja foram recuperados ou vendidos. A comunidade ficou com o que pôde – alguns vitrais, um conjunto de madeira da Via Sacra – e moveu-se para alguns quarteirões a oeste, onde a escola paroquial estava instalada num prédio de tijolos de dois andares. Lá, o auditório da escola foi requisitado e consagrado e a paróquia estabeleceu sua vida num exílio arquitectónico inesperado. É naquele antigo auditório da escola que nos encontramos até hoje.

Pode pensar-se também que outro atractivo para a nossa paróquia seria uma versão clara e unificada de uma “identidade paroquial”. Mas também não temos isto. A nossa identidade não é tradicionalista nem progressista; não somos nem liberais, nem conservadores. Vimos de muitos lugares geográficos diferentes. Em qualquer Domingo, pode encontrar um grupo de rapazes de calças de ganga e camisolas largas num banco e uma jovem mãe com o seu véu noutro. Pode encontrar alguns paroquianos a chegar de rosário na mão, para rezarem antes do culto, enquanto uma guitarra está a ser afinada mais lá à frente. Tenho uma forte suspeita de que, se se voltasse para a política, acharia os nossos padrões de votação igualmente variados e eclécticos.

O estado socioeconómico e a raça também não ajudam a encontrar um rótulo para nós. A maior parte da paróquia é composta por trabalhadores, como sempre foi, a criar famílias e a viver de salário em salário. Mas muitos outros tipos de pessoas estão misturados: profissionais e professores; uma percentagem significativa de pessoas que trabalham em serviços sociais; professores e funcionários públicos. Existem algumas pessoas estabelecidas há muito tempo com mais dinheiro, e algumas, no outro extremo do espectro, a viver sem tecto ou comida seguros.

Racial e culturalmente, somos uma mistura. Ainda existem alguns netos e bisnetos desses católicos irlandeses originais. Outros brancos, como eu, chegaram de novo. A maioria, no entanto, é uma mistura de heranças cabo-verdianas, haitianas, colombianas e bolivianas, entre muitas outras. Estamos num ponto de inflexão no idioma: cerca de metade de nossa comunidade fala espanhol como primeira língua, enquanto inglês, crioulo e outros idiomas estão entre as línguas maternas da restante metade.

Diante de tudo isto, pode perguntar: o que mantém esta paróquia unida? E o que atrai tantas pessoas aos seus bancos semana após semana? Na década em que faço parte desta comunidade, algumas características cruciais tornaram-se cada vez mais claras para mim.

Em primeiro lugar, a adoração está no centro da nossa vida. A nossa paróquia tem o que poderia ser chamado de um estilo de culto animado. Às vezes são cantadas canções contemporâneas; tambores são tocados; as respostas litúrgicas da congregação são pronunciadas com energia. As características do culto mais tradicional também estão presentes. As liturgias são celebradas com reverência e as rubricas são seguidas com cuidado. O latim é regularmente incluído, e a vida litúrgica além da missa inclui vigílias de rosários durante toda a noite e uma capela de adoração que está sempre aberta. No final, uma coisa parece-me clara: não é um estilo específico que as pessoas mais amam. É Deus.

Nestes tempos agitados e conturbados, é fácil esquecer isso: vamos à missa para adorar a Deus. Com as nossas palavras e com os nossos corpos, unimo-nos para dizer que Deus é Deus; que, embora estejamos magoados pelo pecado, aqui encontramos o verdadeiro remédio para as nossas feridas. Vimos para oferecer as nossas vidas no altar, para juntá-las ao único e verdadeiro sacrifício que reconcilia todas as coisas. Vimos para ser nutridos e refeitos para tudo o que está por vir.

Na nossa paróquia, esse amor a Deus é palpável, assim como também um segundo elemento: o amor uns pelos outros. Através de interacções dentro e fora do prédio da igreja, amizades reais são a norma. Sei que posso aparecer e ser recebido como se estivesse a voltar para casa. Uma bela e idosa cabo-verdiana – o mais próximo que temos de uma única matriarca à frente da paróquia – puxa-me sempre para perto e diz sem desculpas: “Eu amo-te”. Eu acredito nela. À medida que fui incorporada nesta comunidade, também recebi oportunidades inestimáveis ​​para amar: orar, oferecer conselhos, ou apenas aparecer na porta da frente de alguém com um jantar quando mais necessário.

Fazemos tudo o que podemos para acolher os outros também. Se vier à Missa, será recebido calorosamente. Queremos saber o seu nome. E nós tentamos encontrá-lo onde estiver. Intérpretes de Língua Gestual Americana estão disponíveis na missa todos os Domingos. Oferecemos catequese adaptada a um continuum de necessidades individuais e organizamos um programa de Verão especialmente para pessoas com deficiência. No meio de uma pandemia e de todas as divisões que ela gerou, fizemos tudo o que pudemos para nos apoiarmos uns aos outros e sermos generosos e pacientes.

Talvez sem surpresa, esse amor também transborda. A marca definitiva desta paróquia é que, como comunidade e como membros individuais, a nossa paróquia coloca-se ao serviço do nosso bairro e da nossa cidade. Temos um banco de alimentos e uma cozinha de refeições; um ministério de camiões de alimentos dirige-se aos bairros onde é mais necessário. A nossa escola secundária da paróquia acolhe todos os alunos, independentemente da sua capacidade de pagamento, e ajuda aqueles que não têm conhecimentos de matemática ou inglês para que todos se possam sair bem. Membros individuais espalham-se por inúmeros ministérios próprios, incluindo ensino e assistência aos sem-abrigo. Um dirige um centro sénior. Um deles é senador estatal.

No centro de toda esta actividade está o nosso pastor. Tem muitos traços que nutrem a nossa comunidade: é humilde e trabalhador; trabalha de forma colaborativa e generosa com líderes leigos; é aberto e curioso em perguntar para onde o Espírito está a levar-nos. No final, porém, o traço que o molda está profundamente ligado aos traços que já descrevi: tem um foco único na nossa vocação central, a de vivermos juntos no amor de Cristo e partilhar esse amor com os outros. Programas e iniciativas particulares vêm e vão. O essencial é que nos lembremos e vivamos de acordo com essa verdade central.

É importante dizer que nossa paróquia, é claro, não é perfeita. Perdemos o foco. Ficamos impacientes uns com os outros e com nós mesmos. O dinheiro é sempre curto. Mas o amor é uma coisa poderosa. Cobre uma multidão de pecados e nos dá energia e esperança, mesmo nestes dias difíceis.

Seria fácil uma paróquia como a nossa focar-se no que está a faltar ou nos desafios que enfrentamos. Poderíamos passar o nosso tempo a ansiar por aquela bela igreja gótica que já foi nossa. Mas essa não é a nossa tarefa. Só podemos estar aqui, agora, atraídos para o altar e depois enviados de volta, num ritmo que nos dá vida. E mesmo que os detalhes e a história fossem muito diferentes, o que mais poderíamos querer?

 

Artigo de Holly Taylor Coolman, publicado em America Magazine a 4 de Março de 2022.