Arquidiocese de Braga -

28 março 2022

Oração Universal de Sexta-feira Santa evoca vítimas da guerra

Fotografia DR

DACS com Agência Ecclesia

Normas de segurança para a Semana Santa ficam a cargo de cada Conferência Episcopal.

\n

A Oração Universal da próxima Sexta-feira Santa vai ter como intenção as vítimas da guerra na Ucrânia e em “todos os outros conflitos”, e deixou a cada país a determinação das normas para a Semana Santa.

Numa nota para as conferências episcopais, a Congregação para o Culto Divino determinou que a Oração Universal da liturgia da Paixão do Senhor, na Sexta-feira Santa, tem como intenção de fundo “o dom da paz para a Ucrânia” e as vítimas de “todos os outros conflitos, infelizmente sempre numerosos, em muitos países do mundo”.

O futuro Dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos confiou a cada conferência episcopal as indicações a dar sobre as celebrações da Semana Santa, que começa a 10 de Abril, consoante a evolução da pandemia.

Os responsáveis afirmam que, “tendo em vista o abrandamento da pandemia, mesmo com ritmos diferentes em cada país, não pretendemos oferecer novas disposições para as celebrações da Semana Santa: a experiência que as Conferências Episcopais adquiriram nos últimos anos permite, certamente, enfrentar as várias situações da forma mais adequada, vigiando sempre para que sejam observadas as normas rituais contidas nos livros litúrgicos”.

Bispos e conferências episcopais são, no entanto, convidados a manter “a prudência, evitando gestos e comportamentos que possam envolver riscos”, levando em consideração as normas que as autoridades civis competentes estabelecerão nos diversos países”.

Em Portugal, a Conferência Episcopal Portuguesa anunciou no final de Fevereiro novas orientações para o culto e actividades pastorais, prevendo a possibilidade de se realizar a tradicional visita pascal, suspensa desde 2020.