Arquidiocese de Braga -
27 julho 2022
Arcebispo alerta para mudança na organização da vida paroquial
DACS com The Tablet
Numa carta pastoral lida nas missas, o arcebispo alertou que os actuais níveis de pessoal fornecidos pelos padres às paróquias nãoirão continuar.
Numa carta pastoral lida nas missas, o arcebispo alertou que os actuais níveis de pessoal fornecidos pelos padres às paróquias não continuarão e que o modelo de Igreja, como as pessoas o conhecem, está a ser substituído por uma nova realidade.
A diocese está a preparar-se para realizar uma reorganização das suas paróquias e iniciou o processo de formação de agentes pastorais.
“No futuro, será essencial ter leigos mais envolvidos com os seus sacerdotes e uns com os outros na construção de comunidades de fé e de testemunho”, disse o arcebispo O’Reilly. Isto exigiria abertura para mudar à medida que a diocese planeia a sua vida eclesiástica para o futuro.
Assim como nas outras dioceses da Irlanda, Cashel e Emly estavam a mover-se para uma nova maneira de ser igreja que abriria novas possibilidades de participação aos membros da comunidade de fé. O arcebispo disse que estava a escrever a carta pastoral “para destacar a realidade actual” sobre o número de padres que ministram na arquidiocese.
Actualmente, 68 sacerdotes diocesanos, com idade média de 67 anos, ministram na diocese. Nos próximos cinco anos, 16 sacerdotes atingirão a idade de aposentação de 75 anos. Ao mesmo tempo, haverá no máximo 35 sacerdotes com menos de 75 anos a servir na diocese, que tem apenas um candidato neste momento em formação para o sacerdócio.
Perante esta realidade, o arcebispo disse que “a mudança está para breve na forma como organizamos a vida paroquial”. A sua futura organização exigiria a formação de diferentes unidades pastorais, englobando várias paróquias que funcionassem em conjunto para servir as necessidades pastorais das suas comunidades.
“A organização dessas unidades envolverá sacerdotes e leigos a trabalharem juntos num espírito de co-responsabilidade”, explicou o arcebispo O'Reilly.
Disse ainda que a formação de equipas de pastoral paroquial nas paróquias, que está em andamento, será central para o futuro.
Cashel e Emly irão inaugurar essas novas unidades pastorais no início do Advento 2022 em Novembro. Isto irá envolver a reorganização dos horários das missas, em particular os horários das missas dominicais, em coordenação com outras paróquias.
Artigo de Sarah Mac Donald, publicado no The Tablet a 26 de Julho de 2022.
Partilhar