Arquidiocese de Braga -
1 setembro 2022
México será sede do Congresso Mundial das Famílias 2022
DACS com Vida Nueva Digital
Será inaugurado pelo cardeal Carlos Aguiar Retes, arcebispo primaz do México, e irá contar com mais de 50 personalidades que irão abordar temas relacionados com a família.
Com o objectivo de “acompanhar as famílias no seu desenvolvimento integral e pleno, em benefício de cada um, individualmente e da sociedade como um todo”, será realizado na Cidade do México o “XIV Congresso Mundial das Famílias. Acompanhar as famílias num mundo desafiante”.
Este evento público internacional e inter-religioso acontece de 30 de Setembro a 2 de Outubro e é organizado pelo CitizenGo, Centro Global de Direitos Humanos, Red Família, USEM, Together for Mexico e Família Unida, entre outros.
O Congresso “procura unir e formar líderes, organizações e famílias para afirmar, celebrar e fortalecer a família como a chave do ambiente natural e fundamental para o florescimento de indivíduos maduros e sociedades sustentáveis”.
Será inaugurado pelo Cardeal Carlos Aguiar, arcebispo primaz do México, bem como por Brian Brown, presidente da Organização Nacional do Matrimónio e da Organização Internacional para a Família e do Congresso Mundial das Famílias, e José Manuel Campero, presidente do Conselho da Rede Familiar.
Com a presença da mãe do Beato Carlo Acutis
Da mesma forma, irá contar com a presença de mais de 50 personalidades, entre elas a mãe do Beato Carlo Acutis; o cardeal Gerhard Ludwig Müller, ex-prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; José Medina Mora, Presidente Nacional da COPARMEX; o padre Ángel Espinosa, L.C., autor e orador sobre casamento e questões familiares; a professora Maribel Germán, fundadora e directora geral do Centro de Educação Integral da Família, entre outros.
Todos eles irão abordar questões familiares relacionadas com a espiritualidade, educação, comunidade, entretenimento, negócios e desportos. Além disso, haverá programas paralelos para adolescentes e crianças.
“A família é o nosso habitat natural, a primeira comunidade de vida, um espaço de pertença, acolhimento e encontro. Desenvolve-nos e humaniza-nos como nenhuma outra instituição, conduz-nos à realização. Mas não é estranha ao conflito e ao sofrimento. Não existem famílias perfeitas; algumas são mais ou menos funcionais. Uma série de desafios e desejos, de circunstâncias internas e externas, colocam os seus membros à prova no dia-a-dia”, destaca-se no site do Congresso.
Artigo de Miroslava López, publicado em Vida Nueva Digital a 31 de Agosto de 2022.
Partilhar