Arquidiocese de Braga -

1 setembro 2022

Papa Francisco propõe catequeses sobre o discernimento

Fotografia Vatican Media

DACS com Agência Ecclesia

Na última audiência geral do mês, o Sumo Pontífice lembrou que “as escolhas são parte essencial da vida”.

\n

O Papa Francisco iniciou, esta quarta-feira, dia 31 de Agosto, um novo ciclo de catequeses destinado ao discernimento. Na última audiência geral do mês, o Sumo Pontífice lembrou que “as escolhas são parte essencial da vida”.

Fazendo alusão ao Evangelho, Francisco recorda que “Jesus fala de discernimento com imagens tiradas da vida quotidiana”, como os pescadores que “selecionam os bons peixes” ou o lavrador que “encontra algo que acaba por ser um tesouro”. 

O Santo Padre acrescenta que “à luz desses exemplos, o discernimento é apresentado como um exercício de inteligência, de perícia e também de vontade, para reconhecer o momento favorável. Estas são as condições para uma boa escolha”.

Deixando de lado o discurso preparado, o Papa dirigiu-se à assembleia afirmando que “as decisões são tomadas por todas as pessoas”. Pode haver um pedido de conselhos, “mas a decisão é da pessoa”. Posto isto, “é necessário saber discernir”, reiterou, acrescentando que o “conhecimento, experiência, afectos e vontade” são elementos “indispensáveis do discernimento”. 

Francisco reforçou ainda que “o discernimento é cansativo, mas indispensável para viver” e que “exige uma relação filial com Deus, que é Pai, que não nos deixa sozinhos e que está sempre disposto a aconselhar-nos mas nunca impõe a sua vontade, porque quer ser amado e não temido”.

Na saudação final aos peregrinos de língua portuguesa, o Papa pediu para que não deixem “de pedir a ajuda do Espírito Santo – guia seguro para um bom discernimento.