Arquidiocese de Braga -

4 março 2024

Assembleia da Quaresma de Vicentinos de Braga

Fotografia DR

DACS com SSVP Conselho Central Braga

O evento decorreu no Seminário de Nossa Senhora da Conceição

\n

Mais de uma centena de vicentinos de toda a Arquidiocese de Braga participaram no último dia 2 da assembleia da Quaresma de Vicentinos de Braga. O evento, inserido no plano anual de atividades, decorreu no Seminário de Nossa Senhora da Conceição de Braga.

O encontro iniciou-se com a celebração da eucaristia, presidida pelo Arcebispo D. José Cordeiro, na belíssima Capela da Imaculada, do seminário menor de Braga. A animação da eucaristia esteve a cargo do Conselho de Zona de Braga.

D. José Cordeiro relembrou que “somos chamados pelo nome... para levar Jesus a todos e todos a Jesus!” e que os vicentinos são guiados por este ideal e tem a ousadia de sonhar e contribuir para um mundo novo e uma vida melhor.  

Seguiu-se o encontro na sala Emaús, contando com a presença do Diácono Fernando Gonçalves, Conselheiro Espiritual do Conselho Central de Braga, do Padre José Pedro Novais, Conselheiro Espiritual dos Conselhos de Zona de Famalicão e do Ricardo Tavares, representante do Conselho Superior Nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo. 

A presidente Teresa Carvalho e a equipa de conselheiros apresentaram as contas de 2023 e as ações em curso para 2024. Teresa agradeceu a presença de todos e relembrou a importância dos vicentinos no mundo atual. “Diariamente, iluminados pelo Espírito, seguindo os princípios da São Vicente de Paulo somos luz na vida dos outros! O maior dom que o mundo conhece é: ajudar o próximo e fazer com que a sua vida ganhe um novo sentido. Diante das dificuldades devemos ter sempre presente o seguinte pensamento: se hoje não consegui, amanhã acordo e tento outra vez, com a ajuda de Deus!”, afirmou.

De acordo com a presidente, mantém-se o objetivo de criação de novas conferências nas paróquias onde ainda não existem. “Os conselhos de zona e as conferências devem encetar esforços para que a família vicentina aumente … todos devemos lançar as sementes convidando todos para este nobre trabalho de caridade”, reforçou. 

O desafio lançado por Teresa Carvalho já começa a colher frutos. Foi criada, este ano, uma nova conferência vicentina, em Sezures e é visível a integração de jovens nas conferências existentes.  

“Durante este ano, na certeza de que Cristo caminha connosco, na alegria de sermos família, com humildade, seremos uma força silenciosa de bem que cuida do próximo. 

Tal como nos desafia o Papa Francisco ‘Procurai e arriscai; sim, procurai e arriscai’, iremos ao encontro de todos e, com fé (alimentada pela oração) e com caridade (refletida nas ações), seremos esperança do futuro num mundo com mais amor”, sublinhou a presidente.

A assembleia terminou com um almoço-convívio onde se partilharam experiências e fortaleceram os laços que unem os vicentinos.