Arquidiocese de Braga -

30 julho 2024

52ª Semana Nacional de Migrações

Fotografia Divulgação

Equipa de Comunicação com Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM)

A 52ª Semana Nacional de Migrações irá realizar-se de 11 a 18 de agosto, sob o tema: “Deus caminha com o seu povo”. 

“Pretendemos assim motivar a celebração do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, a realizar-se no último domingo de setembro, por proposta da Santa Sé a todas as Conferências Episcopais”, explica a Secretariado Nacional da Mobilidade Humana/Obra Católica Portuguesa de Migrações.

A Semana Nacional de Migrações é uma oportunidade de sensibilizar a Igreja e a sociedade civil, para os desafios levantados pelos tempos hodiernos, mas de modo particular a mensagem deste ano volta o olhar para a essência do que é ser Igreja, a sinodalidade que recebemos por herança, marca a identidade e o modo de ser e estar no mundo: “Estamos a caminho, e não temos morada permanente”.  

A peregrinação nacional do migrante e do refugiado ao Santuário de Fátima acontece nos dias 12 e 13 de agosto e é uma oportunidade de encontro com todos aqueles que estão em contexto de mobilidade e vivem ou viveram uma experiência de desenraizamento: “Deus caminha connosco e nós queremos caminhar com Ele”.

As cerimónias serão presididas pelo D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e a  vigília noturna será dinamizada pela Comunidade Católica da Diáspora no Luxemburgo, pelo Secretariado Diocesano de Migrações do Algarve, por Padres e Leigos Scalabrinianos da Europa, por Grupos Paroquiais da Amora (Diocese de Setúbal) e de S. João Talha (Patriarcado de Lisboa).