Arquidiocese de Braga -

31 julho 2024

Peregrinação dos Emigrantes no Sameiro a 15 de agosto

Fotografia DM

DM

Programa integra a iniciativa "Vamos Bailar à Senhora"

O Santuário do Sameiro realiza, no dia 15 de agosto, dia da festa da Assunção de Nossa Senhora, a Peregrinação dos Emigrantes.

Esta é a segunda maior peregrinação anual ao Sameiro, distinguindo-se das demais por incluir a iniciativa “Vamos Bailar à Senhora”, um momento de animação protagonizado por ranchos folclóricos.

Preside à Eucaristia solene da peregrinação, às 11h, na Cripta da Basílica, o presidente da Confraria do Sameiro, o cónego José Paulo Leite de Abreu.

A peregrinação parte do santuário do Bom Jesus do Monte às 9h30. À chegada ao Sameiro, em frente à Cripta, os ranchos folclóricos que asseguram o espetáculo “Vamos Bailar à Senhora” vão interpretar algumas músicas e danças, num gesto festivo de acolhimento aos peregrinos.

Às 11h é celebrada a Eucaristia solene, na Cripta, solenizada pelo Coro do Sameiro. 

Nas intenções e orações desta celebração, além de todos os emigrantes, estarão os doentes, os desempregados e necessitados, as famílias e a paz no Mundo.

De tarde, a partir das 14h30, irá decorrer, em frente à capelinha de Nossa Senhora, o espetáculo “Vamos bailar à Senhora” com os grupos folclóricos a interpretar músicas e danças populares em louvor de Nossa Senhora.

A iniciativa “Vamos bailar à Senhora” tem estado a cargo da Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé”, dirigida pelo professor José Machado.

Foi integrada há cerca de 15 anos na Peregrinação do Emigrante do Sameiro para cantar loas à Senhora e reforçar os laços dos emigrantes com a cultura popular do nosso país.


Download de Ficheiros

Cartaz