Arquidiocese de Braga -

5 agosto 2024

Diário de uma amizade nascida na JMJ

Fotografia DR

Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens

Foi dos dias 19 a 23 de julho que os jovens do Arciprestado de Cabeceiras de Basto fizeram sentir o amor da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, foram até ao Luxemburgo e sentiram-se acolhidos por aqueles que já acolheram na sua casa!

Esta foi a mensagem que os jovens nos deixaram:

"Ao marcar um ano da vivência dos Dias nas Dioceses e da JMJ Lisboa 2023, estreitamos laços de amizade com o grupo do Luxemburgo que visitou o arciprestado de Cabeceiras de Basto, na Arquidiocese de Braga. Passado um ano, somos nós que vamos lá, reforçar os laços. 

No primeiro dia de visita e intercâmbio com nossos amigos do Luxemburgo, exploramos Woltz e Clervaux. Tivemos a oportunidade de conectar-nos com a natureza, desfrutar do silêncio e da oração, e provar a deliciosa bebida de maçã dos monges beneditinos. Celebramos a eucaristia na igreja de Saints-Côme-et-Damien, e depois confraternizamos no colégio Saint Anne.

O segundo dia começou com uma visita a Vianden, onde fizemos caminhadas, experimentamos o teleférico e visitamos o castelo e a igreja local, terra natal do Cardeal Jean-Claude Hollrich. Em Ettelbruck, assistimos ao musical “Laudato Si”, sobre a vida de São Francisco e Santa Clara. No final, tivemos um momento de confraternização e partilha de memórias.

Visitamos Echternach, no terceiro dia, uma das mais antigas vilas luxemburguesas, onde celebramos a eucaristia na Basílica de São Willibrord com o Cardeal Jean-Claude Hollrich. Ele destacou a importância de sermos missionários e viver o evangelho. Após a celebração, confraternizamos e refrescamos-nos no Lago de Echternach.

No último dia, visitamos o Centro Espiritual da Família Religiosa do Verbo Encarnado, onde ouvimos um testemunho de um sacerdote missionário sobre sua experiência na Síria. Após o almoço preparado pelas irmãs carmelitas, exploramos a vila de Luxemburgo, visitando locais como: a Dama Dourada, a Catedral de Notre-Dame e o Palácio Grão-ducal. Encerramos a nossa viagem com a eucaristia no Centro Espiritual, seguido de um jantar e despedidas calorosas. Retornamos a Braga de coração cheio, levando connosco um pouco dos nossos anfitriões e a certeza de que continuaremos a alimentar os laços criados pela JMJ."