Arquidiocese de Braga -

7 agosto 2024

D. Delfim preside às celebrações da festa da Assunção na Póvoa

Fotografia DM

DACS com DM - Jorge Oliveira

Bispo Auxiliar de Braga celebra a missa e participa na majestosa procissão

A paróquia de Nossa Senhora da Lapa, na Póvoa de Varzim, prepara-se para as celebrações em honra de Nossa Senhora da Assunção, no dia 15 de agosto. Preside nesse dia à missa solene, às 11h, e à majestosa procissão, a partir das 16h, o Bispo auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes.

O cortejo religioso em honra da padroeira dos pescadores, um dos pontos altos das festividades, sai da igreja da Lapa e percorre algumas das artérias da cidade com dez andores, destacando-se o da Senhora da Assunção transportado por homens envergando a tradicional camisola poveira. 

Tomam ainda parte da procissão Confrarias e Irmandades da cidade, cerca de 250 figurados, distribuídos por 13 grupos alegóricos, a Fanfarra dos Escuteiros de Ronfe (Guimarães) a Banda de Música da Póvoa de Varzim, para além do pálio e de autoridades civis e militares.

A GNR a cavalo abre esta imponente procissão, apontada pelos organizadores como a “mais rica e sumptuosa do país”.

A procissão da Festa em honra da Senhora da Assunção é conhecida pela grandeza dos seus andores e tapetes de flores nas ruas. 

Além da decoração das ruas, à passagem da procissão é tradição os povoeiros apresentarem as janelas das suas casas engalanadas com colchas. A paróquia está a convidar também os moradores a sinalizar as suas casas com a lona da imagem da Senhora da Assunção.  

Todos os anos, uma multidão de fiéis desloca-se ao centro da Póvoa de Varzim para participar e acompanhar a procissão, desde a igreja da Lapa até ao mar. À passagem  pela marginal, frente ao porto de pesca, os andores são voltados para o mar e, nesse momento, ouve-se o tradicional número do “tiroteio”, em que são lançados milhares de foguetes entoando os ares numa apoteótica saudação à Senhora da Assunção, padroeira dos pescadores.

Os dez andores (com as imagens de S. Pedro, Santo António, Senhora do Sameiro, Coração de Maria, Senhora da Boa Viagem, Senhora da Anunciação, Senhora da Lapa, Senhora da Boa Morte, Coração de Maria e Senhora da Assunção) percorrerão a Rua 31 de Janeiro, Largo Elísio da Nova, Rua João Dias, Rua da Junqueira, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos, Avenida dos Descobrimentos, terminando na igreja da Senhora da Lapa. Após a procissão, às 19h, é celebrada a Eucaristia. 

A novena preparatória da festa dos pescadores iniciou-se ontem, antes da missa vespertina, e decorre até ao dia 11. Nos dias 12, 13 e 14, celebra-se o tríduo da festa, às 19h, com pregação do padre Sergionei Ancelmo, da Ordem do Carmo.

No dia 22, último dia das festas, haverá, das 9h e até à hora da Eucaristia de encerramento, às 21h, hora, o tradicional ritual do Beija Mão da Senhora.