Arquidiocese de Braga -
9 agosto 2024
Arcebispo Metropolita de Braga preside à grande romaria de S. Bento da Porta Aberta
DM - Joaquim Martins Fernandes
Na próxima terça-feira, dia 13 de agosto, há também procissão entre a basílica e a cripta
O Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, preside no próximo dia 13 de agosto, terça-feira, à Grande Romaria Anual de São Bento da Porta Aberta, no Arciprestado de Terras de Bouro.
O anúncio foi feita pela Irmandade de São Bento na conta oficial do Facebook, numa publicação em que também dá nota que as celebrações da edição de 2024 Grande Romaria em Honra de São Bento da Porta Aberta começam no dia 10 de agosto e decorrem até ao dia 15 de agosto.
No dia principal da Grande Peregrinação, além da eucaristia que vai ser presidida por D. José Cordeiro e solenizada pelo Grupo Coral de São Bento, com início às 11h, há ainda eucaristias às 6h, 7h, 9h30 e 22h. Após a eucaristia das 11h, sai a procissão, que também é presidida pelo Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas.
O dia maior da Grande Romaria em Honra de São Bento da Porta Aberta fica também marcado por uma forte animação de matriz popular e de expressão pública da fé de quantos peregrinam ao Santuário de São Bento da Porta Aberta. Entre as 15h e as 18h e entre as 21h30 e as 23h, no Anfiteatro do Parque haverá “atuação de duas bandas filarmónicas convidadas, que vão deliciar os amantes de música com os seus desafios e atuações”.
Para as 17h está marcada a exposição e Ósculo da Relíquia de São Bento, seguindo-se, pelas 18h, a Majestosa Procissão em honra do santo que é padroeiro da Europa. Para as 24h está reservada uma grandiosa sessão de fogo de artifício, que encerra o dia maior das festas de São Bento da Porta Aberta.
Num convite de participação que dirige a “todos os amigos e benfeitores”, em nome do “Senhor São Bentinho”, a Irmandade faz saber que as atividades religiosas do dia inaugural das Grande Romaria de São Bento da Porta Aberta - sábado, 10 de agosto - incluem quatro eucaristias, a realizar às 7h30, 9h30, 11h e 16h.
No domingo, que é XIX Domingo do Tempo Comum - o destaque das celebrações vai para a “receção e acolhimento, com especial atenção, aos peregrinos que se deslocam ao Santuário movidos pela fé”. Há também cinco eucaristias, sendo 6h, 7h30, 9h30, 11h e 16h.
Na segunda-feira, dia 12, o terceiro dia da Grande Romaria “é dedicado à cultura popular, mas sem esquecer as celebrações religiosas, que ganham mais intensidade à noite”. As celebrações eucarísticas ocorrem às 7h30, 9h30, 11h e 16h.
A parte da tarde começa com a “Celebração Penitencial com reconciliação [confissões]”, com início às 15h. ÀS 15h30 começa a recitação do Rosário, que se assume como uma preparação para procissão de velas que se realiza às 21h, “em união com o Santuário de Fátima”.
As realizações do dia 12 incluem um tarde de tradições populares no Anfiteatro do Parque, com início marcado para as 17h. A vertente da animação popular volta a animar o dia 12 com o encontro, a partir das 22h, dos grupos de concertinas que vão ocupar vários espaços do Santuário para exibições artísticas e cantares ao desafio.
O dia 14 de agosto, quinto dia da romaria, é dedicado às crianças do concelho de Terras de Bouro. A jornada será marcada pela realização de uma exposta dos trabalhos realizados pelas crianças do pré-escolar e do ensino básico. Há também missas às 7h30, 9h30, 11h e 16h, recitação do Rosário às 15h30, seguindo-se às 16h00 a oração das primeiras Vésperas e a celebração da missa de vigília da Assunção de Nossa Senhora.
Na quinta-feira, dia 15 de agosto, o último dia da Grande Romaria em Honra de São Bento da Porta Aberta é centrado “na solenidade da Assunção da Virgem Santa”. Há eucaristias às 6, 7h30, 9h30, 11h e 16h, sendo esta a eucaristia solenizada. Às 15h30 há recitação do Rosário e animação musical das 10h às 18h, junto ao Coreto, com a Banda Musical da Carvalheira.
Partilhar