Arquidiocese de Braga -

12 agosto 2024

Jornadas de Comunicação Social debatem “Jornalismo e Inteligência Artificial”

Fotografia Divulgação

DM

As  Jornadas Nacionais de Comunicação Social, marcadas para os dias 26 e 27 de setembro em Fátima, vão focar-se no tema “Jornalismo e Inteligência Artificial”.

O evento, organizado pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica, vai reunir vários especialistas para debater os cruzamentos entre comunicação, criatividade e as novas tecnologias.

Francisca Seabra, CEO da agência de comunicação Burson, apresentará uma comunicação sobre o tema “Comunicação, criatividade e inteligência artificial”.

Um dos pontos altos do evento será um workshop prático sobre ferramentas de inteligência artificial aplicadas ao jornalismo, no primeiro dia, conduzido pelo Cenjor, uma escola de formação profissional para jornalistas.

No segundo dia, uma mesa-redonda abordará o tema “Jornalismo artificial?” com intervenções do padre Miguel Neto, da Diocese do Algarve, que falará sobre “Literacia mediática para todos, todos, todos”; Isadora Ataíde Fonseca, da Universidade Católica Portuguesa, que discutirá a “Verdade entre confrontos de certezas”; e a jornalista Joana Beleza, do Expresso, que abordará “Inteligência Artificial e Jornalismo: uma Carta de Princípios”. 

A conferência de encerramento está a cargo de Mara de Sousa Freitas, diretora do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, que irá apontar “desafios éticos” da inteligência artificial.

As Jornadas abrem com as intervenção do presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Nuno Brás, e da diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, Isabel Figueiredo, 

Além dos debates centrados na inteligência artificial, as jornadas incluem uma homenagem ao cónego António Rego, um homem ligado à comunicação social, que celebra 60 anos de sacerdócio. 

“Tínhamos a obrigação, o dever e o gosto de fazer uma homenagem particular a um homem que foi decisivo em termos de comunicação social, especialmente na comunicação da Igreja”, assume Isabel Figueiredo, acrescentando: “as homenagens fazem-se enquanto as pessoas estão cá e o cónego António Rego merece”. António Rego foi o antecessor de Isabel Figueiredo nas funções de diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

Para mais informações e inscrições pode aceder a este link.

 



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