Arquidiocese de Braga -

23 agosto 2024

Beato Carlo Acutis: um exemplo contemporâneo de devoção e santidade!

Fotografia DR

H. José Esteves

Intensa devoção na Paróquia de Duas Igrejas, Vila Verde

Nascido em 3 de maio de 1991, em Londres, Carlo Acutis, foi um jovem italiano, que ganhou fama mundial após a sua morte precoce em 2006, com apenas 15 anos, devido a uma leucemia fulminante. A sua vida breve, mas extraordinariamente dedicada à fé católica, deixou um legado duradouro que continua a inspirar fiéis em todo o mundo, isto porque desde cedo, Carlo Acutis, manifestou um amor ardente pela Eucaristia e pela Virgem Maria, de quem dizia “ser a única mulher da minha vida”. A sua devoção genuína e o seu compromisso inabalável com a sua fé católica foram evidentes ao longo de toda a sua vida terrena, ao ponto de converter os pais, o jardineiro, que era hindu, colegas de escola, entre outros. Numa era dominada pela tecnologia e meios digitais, provocados pelo boom da internet, Carlo encontrou uma maneira única de interagir a sua paixão pela informática com a sua fé. Criou um site onde catalogava todos os milagres eucarísticos ao redor do mundo, com o objetivo de difundir a mensagem da presença real de Jesus na Eucaristia, entre eles o milagre eucarístico de Santarém, ocorrido no século XIII. O seu objetivo era levar Jesus Eucaristia, através da internet, ao maior número de pessoas possível. Ainda, hoje, o seu site existe e é visitado online por milhares de pessoas. 

Carlo Acutis viveu uma vida de oração intensa e participação ativa na vida da Igreja. Ele assistia regularmente à missa, passava horas diante do Santíssimo Sacramento, rezava o terço diariamente e confessava-se com muita frequência. A sua devoção genuína e o seu amor por Cristo eram evidentes para todos os que o conheciam. Além desta dimensão, Carlo era um jovem muito caritativo, humilde e prestável. Todas as noites, saía pelas ruas de Milão e distribuía comida e roupa pelos pobres e sem-abrigo. No seu funeral, muitos ficaram admirados ao verem pessoas desconhecidas, sem-abrigos e pobres de rua a chorarem por ele, afinal ele não era um jovem qualquer, era um rapaz bondoso que via no próximo o rosto de Cristo. 

Apesar da sua breve vida pela terra, Carlo deixou um impacto duradouro, especialmente entre os jovens. Ele é lembrado como um modelo de santidade e um exemplo de como os jovens podem viver uma vida piedosa e dedicada a Deus, mesmo no meio dos desafios do mundo moderno.

O beato Carlo Acutis é verdadeiramente um exemplo contemporâneo de devoção e santidade. A sua vida inspiradora continua a impactar os fiéis em todo o mundo. Agora que o Papa Francisco aprovou o milagre que o vai elevar à categoria de santo, talvez, estejamos perante de um dos maiores santos de todos os tempos, dos mais venerados, por ser jovem, da nossa era, da era da tecnologia, ou seja, um santo da porta ao lado, um santo dos nossos dias!

Foi com muita emoção e alegria que no passado dia 23 de maio, recebemos a notícia da Santa Sé de que o Carlo Acutis irá ser canonizado, depois da aprovação pelo Papa Francisco, de um milagre ocorrido pela intercessão deste jovem beato. O mundo católico ficou eufórico com tão bela e emocionante notícia. Um jovem que se tornou santo em pouco tempo, um santo com os pais vivos, um santo que tem dois irmãos ainda adolescentes, um santo que tem os amigos do seu tempo de escola a formar as suas vidas, um santo da era da internet e da tecnologia, um santo que viveu no nosso meio, ao nosso lado, no nosso mundo, um santo que era um jovem como qualquer outro, mas que soube viver de acordo com a vontade de Deus e soube valorizar as coisas boas da vida. Carlo amava o futebol, era apaixonado pela informática, etc. mas tinha amores maiores e tempo para eles, que eram o grande amor pela Eucaristia e por Nossa Senhora. 

Na comemoração do centenário do primeiro Congresso Eucarístico em Portugal (1924), a Arquidiocese de Braga voltou a acolher esta efeméride, que não pretendeu ser apenas um grande evento para a Igreja Católica em Portugal, mas um sinal de esperança que a Eucaristia é sempre e, particularmente, no tempo presente. Por isso é que o tema foi “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança – Reconheceram-n’O ao partir o pão (Lc 24, 35)”. Que o (santo) Carlo Acutis, como modelo de amor à Eucaristia, de quem dizia: “Quanto mais Eucaristia, mais perto estamos do Céu” e “a Eucaristia é a autoestrada para o Céu”, ajude os cristãos a amar verdadeiramente e respeitosamente a Santíssima Eucaristia. 

Beato Carlo Acutis e a intensa devoção na Paróquia de Duas Igrejas, Vila Verde

Carlo Acutis surgiu na paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, ainda era Venerável, por um jovem catequista da paróquia que leu uma breve notícia, num site italiano, sobre a sua vida e ficou fascinado pela sua história e como poderia ser útil este exemplo tão atual, moderno e santo, para os nossos jovens! Foi a partir desse momento que a paróquia “usou” este jovem para modelar os jovens da paróquia, e com sucesso! A paróquia decidiu avançar mais longe, e tal como o Carlo, criou várias páginas em diversas redes sociais, sites, blogs e outras plataformas digitais, e começaram a difundir, em língua portuguesa, que na altura pouco existia, e assim alcançaram milhares de pessoas e o Carlo Acutis tornou-se mais conhecido, sobretudo no nosso país e nos países de língua oficial portuguesa. Foram várias as publicações que atingiram mais de um milhão e meio de visualizações.

Na paróquia de Duas Igrejas, a devoção ao Beato Carlo Acutis é um prodígio, não há criança, jovem ou adulto que não conheça a sua história e cative outros a conhecê-la. Em 2021, a paróquia “declarou” o beato Carlo Acutis, como patrono da catequese paroquial e adquiriu uma imagem. Em dezembro de 2022, a paróquia foi presenteada com uma relíquia de primeiro grau do beato Carlo Acutis, para felicidade da paróquia e dos devotos que são muitos em Portugal. A 18 de junho de 2023, a relíquia do jovem beato foi entronizada, na igreja paroquial de Santa Maria de Duas Igrejas, pelas mãos do Arcebispo Emérito, D. Jorge Ortiga, na presença de mais de 350 pessoas, na sua maioria grupos de jovens, escuteiros e devotos de diversos pontos do país, que se deslocaram propositadamente para a Missa Solene. A paróquia organizou um dia em grande, desde o romper da manhã até ao fim da tarde, com diversas atividades, documentários, etc. Os quatro grupos corais da paróquia juntaram-se num só e deram um brilho inexplicável à cerimónia. Toda a cerimónia foi de alegria, mas de muita emoção. No final muitos choravam e abraçavam-se! Muitos que vieram de longe, como Lisboa, outros mais perto como Porto, Braga, Viana do Castelo…, sentiram-se extasiados pela sensação de paz, tranquilidade que ali se viveu. 

Desde esse dia, centenas de devotos têm passado pela igreja paroquial de Duas Igrejas para venerar e visitar a relíquia do jovem beato Carlo Acutis. No verão do ano passado, todos os fins de semana, eram várias as pessoas que passavam pela igreja, umas para ver, outras para pedir e muitas para agradecer. Durante o inverno a afluência foi menor, mas desde o início desta primavera que a paróquia tem notado novamente um aumento de visitas, sobretudo aos fins de semana.  

A paróquia de Duas Igrejas está radiante e já há muito ansiava pela canonização do jovem Carlo Acutis. As histórias que passavam e passam pela igreja paroquial, aquando da visita à relíquia, são arrepiantes e todos sabiam que a canonização seria para breve, pois as graças eram muitas e inexplicáveis. 

A paróquia está recetiva e colabora com quem quiser vir até junto do Carlo Acutis! Sejam de forma individual ou coletiva (grupos de catequese, jovens, movimentos, etc.). A paróquia está disponível e participa, interage e agradece a todos quantos quiserem vir até Duas Igrejas. No fundo, a paróquia quer fazer o que o Carlo estava a fazer em vida, difundir Cristo Eucaristia, como centro da nossa vida cristã, e Nossa Senhora como pilar para a nossa fé em todos os momentos da nossa vida. 

Junto da relíquia do beato Carlo Acutis, os fiéis encontram uma sensação única, sem explicação. O simples facto de estarem frente a frente e poderem tocar num bocadinho do corpo do Carlo Acutis, um santo que está junto de Deus e de Nossa Senhora, inunda a alma e os corações de quem visita e olha para a relíquia que tem como pano de fundo o rosto de um belo jovem que trilhou o caminho da santidade.

No mundo contemporâneo, onde as influências são tentadoras e as distrações são numerosas, encontrar modelos de santidade e devoção pode ser desafiador para os jovens católicos. No entanto, no meio da complexidade deste mundo moderno e tentador, emerge a figura luminosa deste jovem santo, que apesar de ter tido uma vida breve, viveu-a profundamente enraizada aos valores cristãos e é um verdadeiro modelo e uma figura inspiradora, que nos ajuda a orientar os corações e mentes dos jovens e até menos jovens, em todo o mundo, por isso, vamos divulgar e difundir a sua obra e a sua vida exemplar. Enquanto beato, muitos travavam a difusão, mas o certo é que Deus mudou rapidamente determinadas mentes ao tornar este jovem santo. Agora, cabe a todos nós mostrá-lo ao mundo quem foi este modelo de santidade, dos mais belos a seguir, e foi (e ainda é) devido à difusão e divulgação que tem sido feita, muito por parte da paróquia de Duas Igrejas, mas sobretudo por leigos, que ele se tornou conhecido e amado por muitos, tendo convertido jovens e menos jovens. Se não fosse divulgado, não seria beato, muito menos santo e a sua bonita e inspiradora história de vida teria passado em vão e despercebida! 

Na paróquia de Duas Igrejas, como em outros lugares, a devoção ao Carlo Acutis continua a crescer e certamente, agora, com a sua canonização irá aumentar fervorosamente. Muitos devotos e simples católicos encontram neste beato, agora santo, um “anjo” espiritual e um intercessor poderoso diante de Deus. 

À igreja paroquial de Duas Igrejas chegam devotos de vários pontos do país, para estar junto da relíquia do beato Carlo Acutis. Nas Pré Jornadas para a JMJ Lisboa 2023, muitos jovens estrangeiros passaram pela igreja de Duas Igrejas. Muitos têm vindo mais que uma vez, sempre com uma intenção: agradecer. São muitas as histórias que nos contam, partilham e escrevem no livro de testemunhos. Histórias arrepiantes que nos levam a firmar que estamos mesmo diante de um poderoso intercessor, sobretudo no que toca a crianças e jovens. Muitas graças têm sido alcançadas por meio do Carlo Acutis. Muitos trazem figuras de cera, ramos de flores, velas, etc. para agradecer graças alcançadas.

A paróquia disponibiliza imagens, terços, livros, dezenas para quem quiser adquirir. Importa referir que a paróquia não faz do Carlo Acutis um comércio, tudo é vendido ao preço que é comprado e a todas as crianças e jovens é-lhes oferecida uma medalha ou uma dezena do Carlo. Ninguém sai da igreja sem uma peça relacionada com o beato Carlo Acutis oferecida pela paróquia. O que a paróquia pretende é divulgar este jovem, que será declarado brevemente santo, para que seja mais conhecido, para que toque ardentemente os corações dos católicos!

A paróquia de Duas Igrejas promove várias iniciativas, eventos especiais em sua honra regularmente para celebrar a sua memória e sobretudo para promover a sua mensagem de amor a Cristo, à Eucaristia, a Nossa Senhora e à Igreja, num mundo que muitas vezes parece desafiador para os jovens católicos. 

A relíquia de primeiro grau do beato Carlo Acutis está em exposição permanente, todos os dias do ano, na igreja paroquial de Santa Maria de Duas Igrejas, junto ao altar mor. Quem quiser pode visitar e venerar! Estar junto do Carlo Acutis é estar junto de quem já está junto de Deus. 

A igreja paroquial normalmente encontra-se sempre aberta aos fiéis, mas no caso de estar fechada, junto da porta lateral direita, na pauta, tem toda a informação necessária para aceder ao interior da igreja. 

Hoje, a figura do Carlo Acutis ressoa poderosamente entre os jovens católicos e não católicos. Logo que o seu túmulo foi aberto e o seu corpo foi exposto, jovens de todo o mundo partilhavam a imagem de um jovem que parecia dormir, vestido de jeans, ténis e um rosário nas mãos, entre si. Ele é celebrado não apenas como um exemplo de devoção e santidade, mas também como um guia confiável num mundo que muitas vezes parece desconectado de valores espirituais. A sua vida lembra-nos que a santidade não é uma conquista reservada para os santos do passado, mas uma meta alcançável para todos os que abraçam a fé com fervor e dedicação e que qualquer um de nós a pode atingir, basta seguir o exemplo do Carlo Acutis. 

Carlo Acutis atualmente brilha como um farol de esperança e inspiração. Que a sua vida nos encoraje a buscar a santidade no meio dos desafios e tentações da vida moderna, e que a sua intercessão nos guie sempre para mais perto de Deus.

Que possamos seguir o seu exemplo de amor a Cristo e viver as nossas vidas com a mesma paixão e devoção que ele demonstrou tão vividamente.