Arquidiocese de Braga -
23 agosto 2024
Pastoral Universitária abre residência para estudantes no centro da cidade
DM - Rita Cunha
Novo polo de acolhimento fica situado na Rua de Santa Margarida
A Pastoral Universitária anunciou ontem a abertura de uma nova residência para estudantes do Ensino Superior. A Residência Universitária Carlo Acutis fica na rua de Santa Margarida, a 350 metros da Universidade Católica, e vem juntar-se à já existente residência do Centro Pastoral Universitário - CPU), nas imediações da Universidade do Minho, em Gualtar.
Em comunicado, a Pastoral Universitária indica que esta resposta se dirige “a todos estudantes universitários que pretendam alojamento na cidade de Braga, independentemente da instituição de ensino que frequentem ou venham a frequentar”, pretendendo-se dar resposta à escassez de alojamento para os jovens que se veem obrigados a sair de casa para estudar.
A recém remodelada residência Carlo Acutis disponibiliza 54 camas distribuídas em quartos individuais, duplos e triplos. “Esta nova infraestrutura destaca-se pela modernidade e pela proximidade ao centro da cidade, serviços e acessibilidades, proporcionando aos estudantes as melhores condições para uma vida académica plena”, pode ler-se.
Esta nova opção, vem complementar a Residência Universitária do Centro Pastoral Universitário, junto ao Campus da Universidade do Minho (dois minutos a pé), a qual dispõe de 35 camas, também em quartos de várias tipologias. Segundo a Pastoral, “ambas as residências são mais do que simples espaços de alojamento, são verdadeiras casas que acolhem os jovens num ambiente familiar e de confiança, promovendo o crescimento pessoal, o estudo, a partilha e a convivência”.
Os residentes terão acesso a diversas comodidades incluídas na mensalidade, como cozinha e refeitório, sala de convívio, sala de estudo e uma capela, garantindo assim “um ambiente completo e propício ao desenvolvimento académico e pessoal”.
Acrescenta que “este novo polo de acolhimento universitário em Braga reflete o compromisso da Arquidiocese em proporcionar soluções que vão além do simples alojamento, promovendo um ambiente onde os jovens podem encontrar apoio, crescimento e comunidade durante os seus anos universitários”.
Os interessados em agendar uma visita para conhecer de perto estas residências poderão inscrever-se online no site de modo a ser contactado para o agendamento.
Partilhar