Arquidiocese de Braga -

18 setembro 2024

Paróquia S. José de S. Lázaro promove "Caminho de Damasco"

Fotografia

Paróquia São José de São Lázaro

A paróquia de S. José de S. Lázaro vai realizar este ano um percurso formativo destinado aos coordenadores e agentes pastorais denominado “Caminho de Damasco”. Este percurso decorrerá durante o ano 2024/2025 e tem como objetivo fomentar a sinodalidade como instrumento integrante das dinâmicas pastorais, bem como proporcionar aos envolvidos uma experiência de aprofundamento da fé.

Tendo por base o itinerário pastoral arquidiocesano que nos tem sido proposto de “Levar Jesus a todos e todos a Jesus”1, foi sentido o apelo de observar e contemplar a realidade atual, os momentos e pessoas que fizeram e fazem parte da paróquia, “as forças e fraquezas que nos caracterizam, fazendo memória agradecida da comunidade em que nos tornamos”, sublinham os organizadores. 

Após esta leitura, tão atenta quanto sincera, da realidade que “somos e temos, deixamo-nos questionar, à luz da oração”, sobre o caminho paroquial a seguir e o contributo que cada um dos agentes pastorais pode dar. 

O “Caminho de Damasco” pretende abranger temáticas de índole espiritual e outras de cariz comportamental, tendo presente a constante necessidade de formação e a importância do fortalecimento dos laços que unem os agentes pastorais da nossa comunidade. 

“Certos de que fazemos parte de uma comunidade, vemos como fundamental que este caminho seja partilhado com todos os paroquianos e por isso, ao longo do caminho, haverá três momentos abertos a todos, todos, todos, sobre: Oração pessoal, Advento e Quaresma”, explicam. 

O primeiro momento é precisamente o início do caminho, no dia 9 de outubro, numa sessão sobre “A oração como lugar de encontro” com o Pe. Paulo Duarte, sj. 

O segundo momento, a ser proferido por Rui Ferreira, será realizado a 4 de dezembro, denominado “A manjedoura do teu coração”.  

A 12 de março, o Pe. Joao Alberto abordará o tema “Rasgai o coração e não as vestes”. Para os coordenadores dos diferentes grupos e movimentos da paróquia são propostos outros serões em que serão abordados outros temas como: “Céu na Terra [Eucaristia]”, “Nome de Deus [Perdão e Misericórdia]”, “70 x 7 [Pecado e Reconciliação]”, “De onde vimos e onde estamos? [História da Salvação]”, “Quem sou eu? [Auto-conhecimento]”, “Relações humanas à luz de Cristo [Comunicação assertiva]”, “Corrigir por e com amor [Correção fraterna]”, “O terceiro dia... e depois? [Ressurreição]” e “E agora? [Missão]”. 

Estes encontros terão a periodicidade quinzenal ou mensal e entre eles serão enviadas pistas de oração aos participantes, bem como disponibilizado, para os interessados, acompanhamento espiritual em articulação com o Pároco – Pe. Rúben Cruz. 

A proposta é que este caminho termine com um retiro, proporcionando uma experiência mais intensa de encontro pessoal com Deus e uma reflexão sobre o contributo de cada pessoa e de cada movimento para “Ser e fazer sinodalidade na Igreja” 1. 

 

 

1 Carta Pastoral 2023-2033