Arquidiocese de Braga -

15 novembro 2024

Coro de Zamora Capella Ocellum Duri no 100º Aniversário do Seminário de Nossa Senhora da Conceição

Fotografia DR

DACS com Vânia Pereira

Concerto tem lugar este domingo na Catedral de Braga

O Seminário de Nossa Senhora da Conceição completou 100 anos de existência na passada quinta-feira, dia 14 de novembro. Assim, depois da Sessão Solene de Abertura do 100º Aniversário, realizada no Auditório Vita, precisamente no dia 14, com momentos musicais, preleção e discursos, as comemorações têm continuidade no próximo domingo, dia 17 de novembro, com um Concerto pelo Coro Capella Ocellum Duri, da cidade de Zamora, na Catedral de Braga, marcado para as 15h00. Trata-se de um coro de vozes graves, fundado em 2017 como coro ocasional, acompanhando celebrações em honra da Beata Erundina Colino, mártir da Guerra Civil Espanhola, sob a direção de Mons. Pablo Colino. Em 2024, tornou-se um coro permanente, focado na polifonia e participando regularmente na liturgia da Catedral de Zamora. Composto por 12 cantores, muitos deles músicos profissionais, o grupo promove a tradição da polifonia de vozes graves, que tem perdido espaço face aos coros mistos. 

Depois deste momento de cariz mais cultural, às 17h30 tem lugar a celebração da Eucaristia na Capela da Imaculada, no edifício do Seminário, presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro. Depois do descerrar de uma placa comemorativa pelas 19h00, segue-se o jantar, marcado para as 19h30.

O programa de comemorações preparado pela Arquidiocese de Braga, pela Direção do Seminário e pela Associação dos Antigos Alunos (ASSASB), prossegue depois, estendendo-se ao longo dos próximos meses, com a realização de outros eventos e iniciativas.