Arquidiocese de Braga -

20 março 2025

O Papa Francisco doou um milhão de euros para criar 20 apartamentos para os sem-abrigo

Fotografia DACS

Rome Reports

O Papa Francisco doou um milhão de euros aos sem-abrigo. Este dinheiro será utilizado para a construção de 20 pequenas casas para aqueles que não têm a possibilidade ou os recursos para ter um teto sobre as suas cabeças.

O Papa fez a doação antes de entrar no hospital Gemelli, e o destinatário, em particular, é o Fundo Don Roberto Sardelli. Este fundo dedica-se a obras de caridade relacionadas com a habitação social e pertence à Caritas da Diocese de Roma.

A ideia deste projeto era dar uma nova vida a uma casa que anteriormente pertencia ao clero e que agora pertencerá aos pobres, como anunciou o Cardeal Reina, no início de fevereiro.

“Pensámos em usá-la para pessoas que não têm casa. Serão, penso eu, cerca de 20 mini-apartamentos. Será necessário muito dinheiro para a renovar. Uma metade ser-nos-á dada pelo Santo Padre, ele já no-la deu; e a outra metade será dada pela Diocese de Roma e nós atribuiremos essa casa precisamente àqueles que não têm casa”, explicou o Vigário Geral, Diocese de Roma, Cardeal Reina.

O Papa se pronunciou sobre o problema da habitação num encontro, em outubro de 2024, na diocese de Roma.

Francisco falou das dificuldades das pessoas que vivem na rua e de como as acções falam mais alto do que as palavras.

“E a boa notícia a anunciar aos pobres é, antes de mais, dizer-lhes que são amados pelo Senhor e que, aos olhos de Deus, são preciosos, que a sua dignidade, muitas vezes espezinhada pelo mundo, é sagrada diante de Deus. Mas muitas vezes nós, cristãos, dizemos isto com palavras e depois não fazemos os gestos que o tornam credível”, disse o Papa nesta ocasião.

Francisco foi o primeiro a dar o exemplo, de modo que um milhão de euros pertencerá agora às pessoas com dificuldades económicas.