Arquidiocese de Braga -

14 maio 2025

Feijoada do Frei reúne mais de 300 pessoas em noite de solidariedade em Braga

Fotografia DR

Jonas Viana

A terceira edição da Feijoada do Frei, promovida pelo Centro de Acolhimento O Poverello, decorreu no passado dia 9 de maio, nas instalações do Regimento de Cavalaria n.º 6, em Braga, e contou com a presença de 315 pessoas, entre convidados, voluntários, militares, familiares e doentes acompanhados pela instituição.

O ponto alto da noite foi, sem dúvida, a solidariedade desmedida demonstrada por todos os envolvidos. Destacou-se o apoio generoso do Regimento de Cavalaria n.º 6 e de diversos empresários locais, que tornaram possível mais uma edição deste evento solidário que une a comunidade em torno de uma causa maior.

A Feijoada do Frei atraiu também diversas personalidades da sociedade bracarense e da região, incluindo representantes políticos, o que reforça o reconhecimento e a importância crescente da iniciativa.

O prato típico brasileiro, preparado com dedicação por uma equipa voluntária, foi mais uma vez o grande atrativo, levando muitos a aderirem com entusiasmo ao jantar solidário — não apenas pelo sabor, mas pelo propósito transformador por trás de cada prato servido.

"Mais do que um evento pontual, a Feijoada do Frei é a expressão de uma rede de amor, cooperação e compromisso com o próximo, que se estende ao longo do ano e ajuda a manter viva a missão do Poverello em Braga", destaca Frei Jacó, diretor-geral do Centro de Acolhimento O Poverello.

Sobre O Poverello

‘O Poverello’ é um Centro de Acolhimento que surgiu da “necessidade de amar o próximo, ajudar a enfrentar desafios, cuidar dos carenciados e acolher aqueles que precisam nos momentos mais difíceis de suas vidas”. A história do espaço começou em 17 de outubro de 2011, resultado de uma ação concreta da Província Portuguesa da Ordem Franciscana por meio da Domus Fraternitas – Fundação de Solidariedade Social, criada em 2009. No ano de 2019, a gestão foi atribuída à Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Segundo Frei Jacó, ‘O Poverello’ “tem desempenhado um papel vital, acolhendo pessoas que enfrentam desafios de saúde ou idade e cuidando daqueles que sofrem com sérias enfermidades e angústias”. “Os agentes do centro desempenham funções fundamentais, oferecendo não apenas tratamento eficaz, mas também palavras de esperança e testemunho de vida, inspirados por Jesus Cristo e pela simplicidade de São Francisco de Assis”, assinalou o religioso.