Arquidiocese de Braga -

22 julho 2025

Sameiro é ponto de partida e de chegada dos 12 dias de peregrinação jovem ao Jubileu

Fotografia Pastoral Juvenil

DM - Joaquim Martins Fernandes

O Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, preside na próxima sexta-feira, dia 25 de julho, à cerimónia do envio dos 1100 jovens da Arquidiocese que vão participar na peregrinação jovem ao Jubileu, que se realiza em Roma. A celebração vai decorrer na Cripta da Basílica do Sameiro, a partir das 19h. A chegada dos peregrinos ao santuário mariano começa a sentir-se a partir das 17h30 e para as 19h30 está prevista a saída em autocarro de mais de metade dos peregrinos.   

«Da parte da diocese de Braga estão inscritos 1100 jovens, nas várias modalidades. De autocarro, já na próxima sexta-feira, sairão em peregrinação 600 destes peregrinos, após celebração do envio com D. José Cordeiro», revelou ao Diário do Minho o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Juvenil de Braga.  

O programa oficial da participação dos jovens bracarenses aponta a cidade de Barcelona, em Espanha, como a primeira etapa do percurso até Roma. A chegada à capital da Catalunha está prevista para as 11h30 do dia 26, seguindo-se uma visita aos Colégios [La Salle Gracia y La Salle Condado]. Para as 16h45 fica o check-in na Catedral da Sagrada Família, onde haverá eucaristia às 18h00.

No dia 27, após a Oração da Manhã, os peregrinos têm tempo para uma deslocação pela cidade. Para as 14h30 está marcado o regresso ao alojamento, para que a viagem em direção a Roma ocorra a partir das 15h30. A chegada deverá ocorrer ao início da manhã, estimando-se que a distribuição dos grupos pelos alojamentos esteja concluída por volta das 21h00.

 O dia 29 de julho é reservado a atividades de caráter cultural, artístico e espiritual em vários locais da cidade de Roma. Para as 19h00 está agendada a celebração da Santa Missa de boas-vindas, na Praça de São Pedro.

 O dia 30 volta a destacar o “Diálogo com a cidade” italiana, mediante a realização de atividades de caráter cultural, artístico e espiritual em vários locais.

No dia 31 de julho, continuam as atividades de caráter cultural, artístico e espiritual em vários locais da cidade, entre as 9h e as 18h. 

No dia 1 de agosto, a par das atividades culturais, artísticas e espirituais em vários locais da cidade de Roma, há ainda espaço, entre as 10h30 e as  18h, para a realização do “Dia Penitencial” no Circo Massimo, com a celebração do Sacramento da Reconciliação.

No dia 2, entre as 15h e as 20h, há momentos de animação com música e testemunhos (Tor Vergata) e para as 20h30 fica a Vigília de Oração com o Papa Leão XIV, em Tor Vergata. A pernoite será em saco de dormir, na área do evento.

O dia 3 de agosto amanhece com eucaristia celebrada pelo Santo Padre, às 9h. Para as 17h está agendada a saída para o santuário de Lourdes, onde os jovens devem chegar pelas 10h do dia 4.

Após a distribuição dos peregrinos pelos alojamentos, há uma procissão eucarística, às 17h00, seguida de uma procissão mariana (procissão das velas) às 21h. 

O regresso a Braga está agendado para as 9h do dia 5 de agosto, estimando-se que os peregrinos cheguem ao santuário do Sameiro por volta das 20h, onde terá lugar a cerimónia de despedida.

 

Jovens peregrinos portugueses cumprem ritual da passagem da Porta Santa a 30 de julho 

 

Ritual. No dia 30 de julho, o Jubileu dos Jovens é especialmente reservado aos peregrinos portugueses, que são convidados a viver um dos gestos mais significativos do Jubileu: a passagem pela Porta Santa da Basílica papal de em S. Paulo Extramuros. Com o coração aberto e os pés em peregrinção, cada jovem atravessa este sinal de graça como quem renova o caminho da fé, deixando-se envolver pela misericórdia de Deus e levando consigo a esperança que transforma. É um passo solene e simples, que une o passado e tantos crentes ao presente de quem ousa continuar, com Cristo, a caminhar. A eucaristia em que participam os jovens da Diocese de Braga realiza-se às 11h30. 

 

Peregrinos devem usar sempre os respetivos passes do Jubileu

de forma bem visível 

 

Logística. Cada participante inscrito no Jubileu receberá um passe conforme o pacote adquirido na inscrição. O responsável de cada grupo inscrito será contactado pela empresa de logística Stegip (a mesma que entrega os kits) para combinar o local, data e hora de retirada dos passes do seu grupo. Os inscritos individuais também serão contactados pessoalmente para organizar a retirada do passe.

A Secretaria Organizadora Stegip, que pode ser contactada por e-mail (jubileeofyouth@segreteria-eventi.it) ou pelos telefones +39 342 119 6635 / +39 345 663 1229, alerta que «é essencial que o passe esteja sempre visível e não seja perdido, pois contém os tickets de alimentação e transporte (se incluídos no pacote) e identifica as pessoas seguradas durante o Jubileu da Juventude».