Arquidiocese de Braga -

24 julho 2025

Santuário de S. Bento aguarda milhares de fiéis na Grande Romaria de Agosto

Fotografia DM

 DM - Jorge Oliveira

O Santuário de São Bento da Porta Aberta prepara-se para a Grande Romaria anual em honra do seu padroeiro, que decorrerá de 10 a 15 de agosto.

Depois da segunda romaria, no dia 11 de julho, em que a Igreja celebra S. Bento como patrono da Europa, o santuário geresiano, o segundo mais visitado do país, voltará a acolher milhares de peregrinos e devotos provenientes de vários pontos do país, incluindo muitos emigrantes que aproveitam o período de férias para regressar à terra e “matar” saudades da família.

A pé ou em veículos, os fiéis vão ao encontro de S. Bentinho para pedir graças ou agradecer favores recebidos por sua intercessão.

Desde o dia 11 julho, os peregrinos têm acesso contínuo à basílica de S. Bento da Porta Aberta, graças a uma intervenção recente que permite o acesso permanente, dia e noite. A Irmandade criou condições materiais no pórtico para que este se mantenha sempre aberto, colocando um vidro nas segundas portas. 

De acordo com o programa divulgado pela Irmandade de São Bento da Porta Aberta, o dia 13 de agosto, principal dia da romaria, a Eucaristia solene, às 11h, será presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro.

Ao final da tarde, pelas 18h, sairá a majestosa procissão em honra do santo, antecedida de um momento de veneração das relíquias de São Bento, expostas na Basílica. Entre as 15h e as 18h, o recinto será animado por bandas filarmónicas. O dia encerrará com uma sessão de fogo de artifício, após a missa das 22h.

Durante o período da romaria, haverá celebrações diárias de missas em diversos horários e várias atividades paralelas. 

O dia 10 de agosto marca o início oficial da festa, com a receção aos peregrinos e um espetáculo de folclore no Parque, pelas 16h. O dia 11 será especialmente dedicado às crianças do concelho de Terras de Bouro, com atividades direcionadas aos mais novos e missas às 7h30, 9h30, 11h e 16h. 

A 12 de agosto, o destaque vai para a procissão de velas, às 21h, em ligação espiritual com o Santuário de Fátima, seguida de um encontro de grupos de concertinas e novo espetáculo pirotécnico à meia-noite.

A véspera da solenidade da Assunção de Nossa Senhora, 14 de agosto, será marcada por momentos de oração com a celebração do Rosário e a Missa da Vigília.  No dia 15, data que encerra a Grande Romaria, será celebrada a Missa Solene às 16h, precedida do Rosário. A animação musical estará a cargo da Banda Musical, que atuará entre as 10h e as 18h junto ao coreto.