Arquidiocese de Braga -

27 julho 2025

Arquidiocese de Braga ajuda a criar escola de música litúrgica em Viana

Fotografia DR

DM - Joaquim Martins Fernandes

A colaboração entre a Arquidiocese de Braga e a Diocese de Viana do Castelo abriu as portas à criação de uma escola diocesana de música litúrgica, que será instalada na cidade de Viana do Castelo. O projeto começou a ganhar forma depois de o bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, e o Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, terem acordado os termos da colaboração. 

A nova escola vianense é desejada pelo bispo de Viana do Castelo para formar organistas e diretores de coros em «todas as comunidades» cristãs do Alto Minho. O trabalho prático está a ser realizado pela Escola Arquidiocesana de Música Litúrgica – S. Frutuoso, que é dirigida pelo cónego Hermenegildo José das Neves Faria.

Em declarações ao Diário do Minho, Hermenegildo Faria explicou que o processo, já em curso, nasceu «de uma solicitação do Senhor Bispo D. João Lavrador para que a Escola de Braga ajudasse a diocese de Viana a ter uma escola que música litúrgica também».

«Essa ajuda pode ser produzida através da criação de um polo da Escola de Braga na diocese de Viana ou pode ser produzida mediante uma ajuda na fundação de uma escola própria da diocese de Viana», precisou Hermegildo Faria, dando nota que o projeto deverá concretizar-se ainda este ano. 

Qualquer que seja a opção que venha a ser tomada – a criação de uma escola diocesana de raiz ou a instalação na diocese de Viana do Castelo de um polo da Escola Arquidiocesa de Música Litúrgica –São Frutuoso, certo é a colaboração da Arquidiocese de Braga será regulada por um protocolo de colaboração entre as duas dioceses.

«Há-de haver uma ajuda, quer de alguns professores, quer de alguns cursos. Será uma ajuda fraterna entre as duas dioceses, que são muito mais do que vizinhas. Fazemos isso com muito gosto», destacou Hermenegildo Faria, enquadrando a nova colaboração com outras que ligam as dioceses de Braga e de Viana do Castelo, nomeadamente na formação dos sacerdotes, âmbito em o Seminário Maior de Braga acolhe os seminaristas de Viana do Castelo.

Bispo de Viana quer escola em setembro

O bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, já fez saber que deseja que a escola comece a funcionar em setembro, tendo já dirigido um apelo a todos os diocesanos para que se inscrevam.

«Neste momento, [a Escola de Música Litúrgica] está em preparação. O objectivo é começar já em setembro», afirmou o bispo de Viana do Castelo, numa mensagem de vídeo em que dá a conhecer o projeto à diocese.

Para o Prelado vianense, o êxito da futura escola «dependerá de todos aqueles que, na diocese, estejam interessados em frequentá-la». 

«Penso que não é difícil de todos reconhecermos a necessidade de podermos ter organistas capazes em todas as comunidades diocesanas, em todas as comunidades paroquiais e, naturalmente, em  todos os lugares onde realizamos as celebrações litúrgicas e, de uma maneira particular, a Eucaristia», destacou o bispo diocesano, para sublinhar: «Todos nós reconhecemos a importância da liturgia e, naturalmente, agora nesta componente tão importante da música litúrgica. Mas ao mesmo tempo estamos a dizer que esta escola dependerá de todos aqueles que, na diocese, estejam interessados em frequentá-la», reforçou.

«Todos nós reconhecemos que o termos quem oriente a música litúrgica, como diretores de coro ou quem esteja a integrar os diversos coros com uma formação devidamente aprofundada, é uma valorização extraordinária para as nossas comunidades cristãs», afirmou D. João Lavrador, notando que os fiéis que forem formados na Escola de Música Litúrgica «irão oferecer à nossa diocese, em cada uma das celebrações, uma perspectiva e uma oferta absolutamente necessária para uma celebração condigna, frutuosa e que realmente responda àquilo que a Igreja pede e àquilo que todos, no fundo, nós temos como expectativa para as nossas celebrações.

Numa mensagem dirigida a cada um dos fiéis diocesanos, o bispo de Viana do Castelo deixou «um grande apelo a que cada comunidade cristã e que cada paróquia intervenha, dotando as suas comunidades de organistas e de diretores de coro com a devida formação.

«Por isso convido a que se inscrevam, que sensibilizem, para que a Escola Diocesana de Música Sacra possa contar com participantes, com alunos que venham de todas as comunidades cristãs. Fica este apelo, fico reconhecido por tudo que se fizer à nossa diocese na valorização  da música litúrgica. Ficamos à espera. A escola irá iniciar agora em setembro deste ano, era bom que a partir  de agora já todos nos sensibilizássemos e dispuséssemos das condições para as inscrições dos alunos», resumiu D. João Lavrador.