Arquidiocese de Braga -

12 agosto 2025

Jovens convidados a realizar uma semana missionária em Guimarães

Grupo de Guimarães do Diálogos SVD tem raízes no Seminário do Verbo Divino
Fotografia DR

DM - Joaquim Martins Fernandes

O concelho de Guimarães acolhe de 16 a 23 de agosto uma Semana Missionária em que os jovens são chamados a viver o espírito das missões dentro de portas. A realização, que é promovida pelo Grupo Diálogos SVD conta com a colaboração do Centro Missionário Arquidiocesano de Braga, que destaca que esta é «uma oportunidade de voluntariado missionário, em agosto».

Destinada a jovens com mais de 16 anos de idade, a Semana Missionária em Guimarães é um desafio para que os participantes vivam o espírito de missão do Grupo de Leigos

«Vem viver a missão connosco! O Grupo Diálogos SVD convida-te a parar um pouco, sair da rotina e viver algo novo: uma semana de missão em Guimarães», desafia a organização da Semana Missionária, deixando claro que o propósito é andar pelas terras do concelho de Guimarães e viver uma experiência missionária. 

«De 16 a 23 de agosto, queremos andar por aqui com olhos e coração abertos. Visitar pessoas, escutar histórias, partilhar momentos simples mas cheios de sentido. Estar com. Estar para. Estar em Deus», sublinha o Grupo Diálogos SVD, para salientar que os participantes não vão andar a pregar nem a tentar dar lições de vida.

«Não vamos para pregar nem para dar respostas. Vamos para viver o Evangelho na vida real –com tempo, com silêncio, com partilhas, com encontros que nos transforma», garante o Grupo Diálogos, para enfatizar a ideia que, para participar, não é preciso que se seja especialista em missões. «Não precisas de “saber tudo” nem ter “jeito para isto”. Basta aparecer com vontade de te deixares tocar. O resto acontece», asseveram os promotores da Semana Missionária de Guimarães, para vincar que a realização é para quem sente que precisa mais do as meras experiências das redes digitais. «Se sentes que precisas de mais do que “likes” e “scrolls”… vem experimentar uma semana com propósito», desafia  Grupo Diálogos SVD.

Seguindo na linha da espiritualidade dos Missionários do Verbo Divino, O Grupo Diálogos vê o «Verbo Divino, o Jesus da história e o Cristo da fé, [como] a única pessoa que nos dá a razão, a força e o mandamento de sermos missionários como Ele».

Trata-se de um grupo de missionários leigos, denominado “Diálogos – Leigos SVD para a missão”, que motivados pelo desejo de responder ao chamamento de Cristo, colabora com a dimensão missionária da Igreja no seu contexto cultural ou nos contextos culturais para os quais são enviados por um determinado tempo de acordo com a espiritualidade laical e a relação com o espírito dos Missionários do Verbo Divino. São atualmente 23 elementos espalhados por Guimarães, Caldas da Rainha e Lisboa.