Arquidiocese de Braga -
12 agosto 2025
S. Bento da Porta Aberta troca fogo de artifício por homenagem a bombeiros

DM - Joaquim Martins Fernandes
O Santuário de São Bento da Porta Aberta, no arciprestado de Terras de Bouro cancelou as sessões de fogo de artifício que estavam agendadas para as noites de hoje e de amanhã. Em substituição, será realizada uma vigília de silêncio pelas populações que estão a sofrer com os fogos e uma cerimónia de homenagem aos bombeiros de todo o país.
Numa nota publicada ontem de manhã na página oficial nas redes sociais, o santuário informa que foram canceladas as sessões de fogo de artifício da Romaria Grande de São Bento da Porta Aberta, previstas para os dias 12 e 13 de agosto (hoje e amanhã), «devido à declaração de situação de Alerta emitida pelo Governo».
«Em solidariedade com a situação que o país atravessa, no dia 12 de agosto [hoje], à meia-noite, convidamos todos os peregrinos a participarem num minuto de silêncio em frente ao Santuário. Durante esse momento, os sinos tocarão por um minuto e o santuário será iluminado em tons vermelhos», refere a publicação.
Acrescenta a nota que «esta homenagem contará com a presença dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, que farão soar as sirenes» após a vigília de silêncio.
A edição de 2025 da Grande Romaria de São Bento da Porta Aberta, que decorre até ao dia 15 de agosto, entra hoje no período de maior afluência de peregrinos e visitantes. Depois das celebrações religiosas, que começam às 07h30, a noite está reservada à realização de uma procissão de velas, às 21h00, em união com o Santuário de Fátima. Para as 22h00 está marcado o Encontro de Concertinas. Os tocadores são convidados a participar, quer em grupos quer a solo, naquela que é uma realização de cariz popular. Segundo o Santuário, este ano será entregue, pela primeira vez, o Certificado de Participação a todos os tocadores de concertina «a todos os que se juntem a este momento especial».
Amanhã, dia 13, é o dia maior da Grande Romaria a São Bento. As celebrações eucarísticas começam às 07h30.
A “Missa da Festa” às 11h00 vai ser presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, e que será animada pelo Coro do Santuário.
A animação da tarde é garantida pela atuação de várias bandas filarmónicas e para as 17h00 está agendada a exposição e veneração da relíquia de São Bento. Pelas 18h00 realiza-se a Majestosa Procissão em honra de São Bento, que vai incluir a encenação de vários quadros bíblicos e alusivos à vida beneditina.
Ontem, a Grande Romaria destacou as crianças de Terras de Bouro, com uma exposição de trabalhos realizados por todas as crianças das escolas do concelho. Para amanhã, dia 13, as crianças voltam a ganhar destaque na na Majestosa Procissão em honra de São Bento, recuperando-se uma tradição que, nos últimos anos, tem estado interrompida.
Partilhar