Arquidiocese de Braga -
14 agosto 2025
Festa da Assunção de Nossa Senhora começa diante de Jesus Sacramentado

Equipa 24 Horas para o Senhor
Na tarde de hoje, 14 de Agosto, a Adoração Eucarística na Igreja do Pópulo culmina com as Primeiras Vésperas da Assunção de Nossa Senhora
No contexto das 24 Horas de Adoração Eucarística, vividas semanalmente na cidade de Braga, a Igreja do Pópulo celebra a Vigília da Assunção de Nossa Senhora com especial solenidade.
Esta é uma iniciativa dos sacerdotes e fiéis das paróquias da Sé, Cividade e S. João do Souto e tem contado com a cooperação do Movimento Shalom e da Escola de Música Litúrgica de São Frutuoso.
Semanalmente, a Igreja do Pópulo torna-se um centro gravitacional para os habitantes, trabalhadores e visitantes da cidade que procuram um momento com Jesus Sacramentado. Aproveitando a coincidência desta antiquíssima vigília com uma quinta-feira, a Comunidade Interparoquial deseja abrir esta jornada de oração a todos quantos visitam Braga nesta altura do ano, especialmente os emigrantes e turistas.
Como nos recordou recentemente a Festa da Transfiguração do Senhor, a presença de Jesus Vivo e Glorioso é em primeiro lugar um encontro com um Amigo. Consequentemente, torna-se também num encontro entre amigos comuns, no qual toda a igreja exclama «Como é bom estarmos aqui!»
Nas palavras do Cón. Manuel Joaquim, pároco desta comunidade, «o mistério eucarístico atualiza o Hoje definitivo da salvação de toda a humanidade.»
Como já acontece semanalmente desde o último Congresso Eucarístico Nacional, a Adoração Eucarística começa às 8h, com a Missa da Memória de São Maximiliano Maria Kolbe, um franciscano polaco, martirizado em Auschwitz há 84 anos. Ao longo de todo o dia, a Igreja do Pópulo mantém-se aberta para a adoração silenciosa e oração pessoal de todos os visitantes e, às 15h, tem lugar a recitação do Terço da Misericórdia em comunidade.
Às 18h, o Pe. Tiago Varandas estará disponível para atender os fiéis que desejarem receber o Sacramento da Reconciliação, após o qual terá lugar o Ofício de Vésperas solenes.
Esta celebração, como já tem acontecido desde o último mês de maio, conta com o serviço musical de amigos da Paróquia e de alunos do Curso Geral de Música Litúrgica da EMLSF.
Os adoradores que desejarem juntar-se ao coro poderão fazê-lo com o apoio desses mesmos jovens. Depois da Bênção do Santíssimo Sacramento, a adoração prossegue no Mosteiro da Visitação, durante toda a noite.
Partilhar