Arquidiocese de Braga -

20 agosto 2025

Ana Santos é a nova presidente da Cáritas de Braga

Fotografia DR

Comunicação Cáritas Braga

Ana Santos, que até ao momento desempenhava funções como secretária da direção da Cáritas de Braga, assumiu esta terça-feira, 19 de agosto, a presidência da instituição. A tomada de posse da nova equipa diretiva decorreu no Paço Arquiepiscopal de Braga, com a presença do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.  

Para o seu mandato, de quatro anos, Ana Santos procura reforçar a identidade e missão da Cáritas junto das comunidades paroquiais, valorizar pessoas e equipas, promovendo formação e bem-estar para quem trabalha na Cáritas de Braga, mas também garantir mais proximidade e resposta às novas pobrezas, adaptando a ação da instituição às realidades locais. 

Criar um gabinete de inovação social e sustentabilidade e reforçar o trabalho em rede, nomeadamente com a Cáritas nacional e internacional, também estão entre os principais objetivos.  

Diretora da Escola Profissional D. Afonso Henriques, em Guimarães, Ana Santos assume esta responsabilidade “com o espírito de missão e a vontade de impactar vidas que estão numa situação vulnerável”. 

“Já experimentei todo o tipo de voluntariado. Comecei desde cedo e estive em lares de idosos, por exemplo", conta Ana Santos, que juntamente com os restantes elementos da direção, assumirá funções a título de voluntariado.  

A responsável terá ao seu lado Paula Santos como vice-presidente, Jesuíno Afonso como secretário, Natália Pereira como tesoureira e André Lima e Tiago Costa como vogais. 

D. José Cordeiro sublinhou que “a Cáritas é o rosto da caridade da Igreja e está intimamente ligada à sua missão”. Reforçou ainda: “não somos uma simples IPSS, somos mais do que isso. Tratamos quem nos procura como pessoas humanas e isso é ser Cáritas e Igreja”. Em tom de desafio à nova direção, acrescentou: “seria ótimo existir em cada paróquia uma Cáritas”. 

Ana Santos, nova presidente da Cáritas de Braga, assumiu o compromisso de “servir com amor, com responsabilidade e fé”, destacando que “as novas formas de pobreza colocam novos desafios à Cáritas”. Para a presidente, “é precisamente nestes contextos que a nossa missão ganha mais sentido”. E concluiu: “sei que não podemos mudar o mundo sozinhos, mas juntos, com fé e compromisso, podemos semear o amor que transforma realidades”.  

Ana Santos nasceu em novembro de 1981. É licenciada em Educação pela Universidade do Minho com uma especialização em Supervisão da Formação e Mediação Educacional.