Arquidiocese de Braga -

5 setembro 2025

Santuário de S. Bento da Porta Aberta lembra drama dos cristãos perseguidos

Fotografia DM

DM

No próximo domingo, dia 7 de Setembro, o Santuário de São Bento da Porta Aberta, na Arquidiocese de Braga, volta a lembrar o drama dos cristãos perseguidos no mundo, assim como a missão da Fundação AIS em defesa da liberdade religiosa.

Trata-se de um “Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos”, que incluirá a eucaristia, das 09h30 e das 11h00, e uma procissão silenciosa, às 15h30.

A caminhada em silêncio em memória dos cristãos que são impedidos de viver a sua fé em liberdade, será um dos momentos mais significativos da jornada de sensibilização para o drama da perseguição aos cristãos no mundo, e constitui uma iniciativa que o Santuário de São Bento da Porta Aberta tem vindo a repetir todos os anos, sempre no primeiro domingo de setembro. 

O  propósito é  lembrar e apoiar a missão da Fundação AIS no auxílio à Igreja que sofre em tantos e tantos países. 

Catarina Martins de Bettencourt, directora do secretariado nacional da AIS, vai estar presente durante as missas que vão ser celebradas durante a manhã, assim como na caminhada que terá lugar ao princípio da tarde, desde as Portas de São Bento, seguindo a Via do Peregrino e Via Sacra, até ao terreiro frente à Basílica. 

Ao longo de todo o trajecto, os peregrinos serão acompanhados pelo som dos sinos da Basílica, cuja fachada estará iluminada de vermelho para lembrar dessa forma o sangue derramado pelos mártires. 

Para Catarina Bettencourt, esta «é uma excelente oportunidade para se divulgar a missão e o trabalho de todos os dias da Ajuda à Igreja que Sofre e, ao mesmo tempo, para que novas pessoas se sensibilizem para a urgência de se rezar e auxiliar os cristãos que

são vítimas de perseguição religiosa nos dias de hoje em tantos e tantos países do mundo».