Arquidiocese de Braga -

20 outubro 2025

Catequistas da Arquidiocese de Braga participaram nas Jornadas Nacionais em Fátima

Fotografia DR

DACS com Departamento Arquidiocesano da Catequese

Cerca de 140 catequistas da Arquidiocese de Braga, provenientes de 11 arciprestados, participaram este fim de semana nas Jornadas Nacionais de Catequistas, que decorreram em Fátima.

Sob o tema “A fé celebrada e testemunhada”, o encontro foi promovido pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), através do Departamento da Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã, da Conferência Episcopal Portuguesa.

O programa iniciou-se na manhã de sábado, 18 de outubro, com o acolhimento, um momento de oração e a saudação de D. António Augusto Azevedo, presidente da CEECDF.

As Jornadas contaram com quatro conferências, centradas nas diferentes dimensões do Credo, explorando a sua centralidade na vida da Igreja, a vivência concreta da fé e o papel do catequista como anunciador da vida nova do Evangelho.

Entre os oradores estiveram o Padre Carl-Mario Sultana, da Arquidiocese de Malta e presidente da Equipa Europeia da Catequese e D. Alexandre Palma, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

A Arquidiocese de Braga também marcou presença no painel de oradores, com a participação de Fátima Castro, na conferência intitulada “O catequista chamado a anunciar a vida nova do Evangelho”.

O dia de sábado incluiu ainda momentos de oração comunitária, uma celebração mistagógica e, à noite, o tradicional Rosário e Procissão das Velas na Capelinha das Aparições.

No domingo, 19 de outubro, os trabalhos iniciaram-se com a oração de Laudes e uma última conferência dedicada ao tema “O crescimento da/na fé durante o tempo de aprofundamento mistagógico”, que integrou também testemunhos de catequistas e catequizandos.

As Jornadas encerraram-se com a Eucaristia presidida por D. António Augusto Azevedo, na Basílica da Santíssima Trindade, reunindo todos os participantes num ambiente de comunhão e envio missionário.

Os catequistas de Braga regressaram com o coração cheio e o compromisso renovado de continuar a testemunhar a alegria da fé nas suas comunidades.