Arquidiocese de Braga -
28 outubro 2025
Braga mostrou força da juventude no II Encontro Nacional de Cáritas Jovem
Comunicação Cáritas Braga
A Praia do Pedrógão, em Leiria, foi o ponto de encontro para cerca de três dezenas de jovens de todo o país que participaram, este fim-de-semana, no II Encontro Nacional Cáritas Jovem. O evento juntou representantes das várias dioceses - nomeadamente Braga - para dois dias de reflexão, formação e convívio, centrados no papel dos jovens na comunidade e nos desafios do voluntariado. A call recentemente aberta pela Fundação Jornada é vista como uma oportunidade para alavancar as ideias e projetos que estão em cima da mesa.
Entre momentos de debate, dinâmicas e partilha de testemunhos, o encontro deixou claro que há uma nova geração pronta para dar continuidade à missão de servir quem mais precisa, com novas linguagens, ideias e criatividade. “Foi um encontro muito bom, com partilha de experiências e de ideias. Isto permite-nos perceber como é que os outros grupos funcionam”, afirmou Gabriel Marques, voluntário Cáritas Jovem de Leiria.
A diversidade das Cáritas Diocesanas foi um dos pontos mais valorizados pelos participantes. “Tem sido superdivertido perceber como funcionam as várias Cáritas. São tão diferentes, mas fazem tanto e de maneira tão especial”, partilhou Inês Caetano, voluntária Cáritas Jovem de Leiria. Já Maria Amorim, vice-presidente da Cáritas Jovem de Braga considera que “estes encontros são fundamentais para percebermos que o voluntariado também precisa de estrutura e visão estratégica. É importante que os jovens aprendam a profissionalizar os seus projetos, a desenhá-los com rigor e a procurar financiamento. Só assim conseguimos transformar boas ideias em ações sustentáveis e com verdadeiro impacto”.
“Agora que a Fundação Jornada abriu uma call, é o momento de pegar nas ideias que nasceram aqui e transformá-las em propostas reais”, lembrou Pedro Carvalho, coordenador do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil. Esta call está focada em apoiar projetos de e para jovens entre os 15 e os 30 anos, focados em áreas como educação, formação, espiritualidade, saúde mental ou cidadania.
Durante o encontro, o padre Rui Ruivo, da Diocese de Leiria-Fátima, reforçou a importância de confiar e dar autonomia aos jovens “É muito importante dar protagonismo aos jovens, mas deixar mesmo que sejam eles a fazer. É assim que crescem e fazem crescer a Cáritas”.
Partilhar