Arquidiocese de Braga -
10 novembro 2025
Sameiro vai reabilitar Casa das Estampas e criar capela do Santíssimo no Santuário
DM - Joaquim Martins Fernandes
O Santuário do Sameiro, em Braga, vai avançar em breve com o processo de requalificação da Casa das Estampas. A revelação foi feita ontem ao Diário do Minho pelo presidente da Confraria do Sameiro, Cónego José Paulo Abreu, à margem das celebrações do “Dia do Irmão” da confraria dedicada à promoção do culto mariano. O cónego fez saber que mais avançado está o processo de criação de uma capela para adoração ao Santíssimo Sacramento, que vai ser inaugurada no próximo dia 8 de dezembro, data em que a Igreja Católica festeja o Dia da Imaculada Conceição.
«Neste momento, estamos a trabalhar numa candidatura que iremos apresentar ao Norte 2030 – Programa Regional do Norte. Já temos o projeto arquitetónico para recuperar a Casa das Estampas e estamos na fase de elaboração do orçamento do investimento», disse José Paulo Abreu, precisando que a candidatura aos fundos europeus será apresentada no âmbito da “Rota dos Santuários”, que integra o Plano de Ação Regional para a Cultura Norte 2030, criado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte. O presidente da Confraria do Sameiro garantiu que para muito breve está a inauguração de uma nova capela, no “coração” do Santuário mariano. «No próximo dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada, vamos ter a grande inauguração deste ano: a nova Capela da Adoração ao Santíssimo Sacramento». O também Deão do Cabido da Sé Primacial de Braga precisou que a localização do novo espaço sagrado será «junto à Casa das Estampas, ao pé da entrada para o Zimbório». Explicou José Paulo Abreu que o investimento é motivado pela necessidade de «dar uma maior dignidade» à adoração ao Santíssimo. É que a capela atual «está no interior de uma casa, num espaço muito exíguo»», destacou.
O presidente da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro acrescentou que o dia dedicado à Padroeira de Portugal vai ficar também marcado pela entrada de novos irmãos na Confraria. A campanha de inscrição está em curso até ao final deste mês e as previsões é que na tomada de posse, a realizar nas celebrações de 8 de dezembro deste ano, seja marcada pela entrada de, «pelo menos, mais duas dezenas de irmãos». «Nessa cerimónia serão também consagrados dois irmãos honorários, que se distinguiram por uma dedicação extraordinária às causas da Confraria. Esses dois irmãos já estão devidamente identificados, mas a divulgação das identidades acontecerá em momento solene», resumiu José Paulo Abreu.
Partilhar