Arquidiocese de Braga -
10 dezembro 2025
Os dados da Igreja no mundo num clique: o Anuário Pontifício é agora digital
Vatican News - Salvatore Cernuzio
Um projeto levado a cabo pela Secretaria de Estado e pelo Dicastério para a Comunicação e apresentado ao Papa, que efetuou o primeiro acesso ao portal: “Será de grande utilidade para quantos trabalham ao serviço da Igreja”.
Para os bispos ou sacerdotes das regiões mais remotas do mundo será um ponto de viragem, para quem trabalha na Cúria Romana ou nas Dioceses uma grande comodidade e, certamente, será uma ajuda válida também para todos os aficionados pelo valor histórico de cada produção em papel. Enfim, será uma vantagem para todos a nova iniciativa pensada, levada a cabo e apresentada pela Secretaria de Estado e pelo Dicastério para a Comunicação: o Anuário Pontifício digital. Sim, exatamente o “calhamaço” — herdeiro do Liber Pontificalis (a coletânea medieval das biografias dos Papas), que a partir de meados do século XX se configurou como um instrumento fundamental para quem precisa de encontrar e consultar informação oficial sobre a estrutura dos Dicastérios da Cúria Romana, das Dioceses, dos Institutos Religiosos, das Nunciaturas e assim por diante — desde segunda-feira, 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, aterrou na web. E marca, assim, uma etapa significativa no processo de atualização e inovação dos instrumentos informativos ao serviço da Igreja universal.
O encorajamento do Papa
Graças ao acesso a partir de qualquer dispositivo — via browser ou aplicação — a plataforma oferece um serviço que ultrapassa as limitações logísticas da versão impressa e torna o património informativo da Santa Sé consultável em qualquer lugar e a qualquer momento, lê-se numa nota do Vaticano.
O projeto foi apresentado nos últimos dias ao Papa Leão XIV pelo substituto da Secretaria de Estado, D. Edgar Peña Parra, e pelo secretário do Dicastério para a Comunicação, monsenhor Lucio Adrián Ruiz, juntamente com outros representantes dos dois Dicastérios. O Papa efetuou o primeiro acesso e navegou pela plataforma. De seguida, dirigiu aos presentes palavras de gratidão «por este trabalho, que — disse — será de grande utilidade para tantos que operam ao serviço da Igreja». “Encorajo-vos — acrescentou Leão XIV — a prosseguir com este espírito de serviço, para que aquilo que nasce com cuidado e atenção se torne, com o tempo, uma ajuda ainda maior”.
Acesso global a informação oficial
É precisamente o espírito de serviço que anima a ideia de base e a concretização da versão digital do Anuário, ou seja, favorecer o acesso global à informação oficial relativa à Igreja Católica para diversos destinatários: os Dicastérios da Cúria Romana, que diariamente necessitam de informação atualizada para o exercício das suas funções; as Nunciaturas Apostólicas, que encontram assim um recurso estratégico; as Conferências Episcopais, que podem aprofundar a realidade eclesial dos vários territórios; os Institutos religiosos, Universidades pontifícias, Centros de Investigação e Instituições Académicas, que têm a possibilidade de consultar dados alinhados com as comunicações oficiais da Santa Sé. E também jornalistas e profissionais da comunicação eclesial, que podem ter um acesso fiável a conteúdos certificados.
Atualização constante e pesquisas avançadas
Em detalhe, a nova plataforma possibilita uma atualização constante de informações como nomeações, alterações de encargos e modificações nas estruturas eclesiais. Se antes era necessário aguardar pela publicação da nova edição impressa, agora tais variações poderão ser tornadas visíveis em tempos rápidos. Outro aspeto relevante é a possibilidade de realizar pesquisas avançadas, selecionando os dados por nome, Diocese, cargo, país e âmbitos institucionais. “Num tempo em que a comunicação é cada vez mais rápida e global, oferecer um acesso imediato e fiável à informação sobre a vida da Igreja — com dados certificados — significa colocar a tecnologia ao serviço da missão eclesial”, sublinha o substituto Peña Parra. “É um sinal de atenção, transparência e responsabilidade para com a comunidade católica e para com todos aqueles que procuram compreender a realidade da Igreja no mundo.”
Trabalho conjunto
O desenvolvimento do Anuário Pontifício digital tornou-se possível graças a um trabalho conjunto entre várias realidades da Santa Sé. A Secretaria de Estado desempenhou um papel de coordenação geral, definindo requisitos institucionais, aspetos identitários e princípios de experiência do utilizador. O Dicastério para a Comunicação, em particular a Direção tecnológica, ocupou-se do desenvolvimento técnico das infraestruturas digitais, da realização da base de dados e dos processos de normalização dos dados elaborados pelo Gabinete Central de Estatística da Igreja. Contou-se ainda com o contributo de jovens profissionais formados no âmbito do Service Design e da experiência do utilizador. Pensado como um projeto em evolução, o Anuário Pontifício digital será progressivamente enriquecido nos seus conteúdos com a recuperação de informação histórica proveniente de arquivos e edições anteriores, bem como com novas versões que ampliarão as suas potencialidades. Nesta perspetiva, a Secretaria de Estado convida aqueles que utilizarem a plataforma a enviar observações e sugestões úteis para a melhoria do serviço para o endereço annuariopontificio@sds.va.
A plataforma
A plataforma está disponível em https://www.annuariopontificio.catholic/ e através de uma aplicação para iOS e Android. Para a utilizar, será necessário registar-se na versão web ou descarregar a aplicação através da Apple Store e Google Store. Está previsto um sistema de subscrição em dois planos que garante um acesso constante e a atualização diária dos dados.
Partilhar