Arquidiocese de Braga -
12 fevereiro 2026
Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja indica números provisórios dos danos provocados no património religioso devido ao mau tem
Assessoria de comunicação da CEP
Nota informativa
O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja manifesta a sua solidariedade com todos os que, de alguma forma, foram vítimas da devastação provocada pela tempestade Kristin, bem como das tempestades e inundações que se lhe seguiram. Lamentamos a perda de vidas humanas, a destruição das habitações, das empresas, dos espaços comerciais e explorações agrícolas, bem como de edifícios públicos e infraestruturas essenciais.
Foram também muitos e avultados os danos provocados no património religioso. Ao longo destes dias foram encetados contactos entre o Património Cultural IP, os Bispos e serviços diocesanos para os bens culturais das regiões mais afetadas, cuja ação tem sido fundamental, e o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, na perspetiva de se realizar o levantamento dos locais de culto danificados e diligenciar algumas iniciativas de emergência. Nos primeiros dias este trabalho foi significativamente dificultado em algumas zonas por falta de comunicações.
Foram já identificados cento e oitenta e cinco edifícios, pertencentes aos distritos de Leiria (claramente o mais afetado), Santarém, Coimbra, Lisboa e Castelo Branco, em que ocorreram danos significativos, com graus de gravidade diferenciados. A continuidade do vento e da chuva nos últimos dias adensou a precariedade e a degradação do património afetado, sendo que muitos bens móveis foram retirados pelas comunidades para locais seguros e o património integrado, quando possível, foi protegido com plásticos e lonas. Também este recurso foi colocado em muitas das coberturas danificadas. Os edifícios que antes desta calamidade já se encontravam em situação de vulnerabilidade têm agora a situação fortemente agravada.
A continuidade das condições meteorológicas adversas motivou que também tenham ocorrido danos em património religioso das dioceses de Setúbal, Évora e Beja, pelo que encetámos contactos com os responsáveis diocesanos e estamos a aguardar que nos sejam remetidas informações concretas. Assim, os números que apresentamos são ainda provisórios.
Neste contexto têm sido várias as iniciativas de solidariedade. Foi criada uma bolsa de técnicos de conservação e restauro, arquitetos, sineiros, entre outros, que se disponibilizaram para colaborar na recuperação de algum património. Também o Fórum de Conservadores Restauradores se disponibilizou para a organização de ‘Brigadas de Intervenção Rápida para a retirada e acondicionamento do património que se encontre em situação vulnerável. A todos os que nos contactaram o nosso muito obrigada. Para a recolha de fundos especificamente destinados à recuperação do património remetemos todos os que desejarem contribuir para a campanha iniciada pela Fundação AIS (Ajuda à Igreja que Sofre). Face à dimensão da catástrofe todos os apoios e contributos são necessários e importantes.
A nossa gratidão à Senhora Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Dra. Margarida Balseiro Lopes, e ao Presidente do Conselho Diretivo do Património Cultural IP, Dr. João Soalheiro, pela forma rápida como estabeleceram contacto com os responsáveis das dioceses e como têm acompanhado este processo.
Estamos em oração com todos os que sofrem com este contexto tão nefasto, mas também com todos os que estão no terreno a reconstruir e a diligenciar para que se recupere a normalidade possível.
Nota:
O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI) é um órgão executivo da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais da Igreja e Comunicações Sociais, que integra, entre as suas competências, o estudo, coordenação e execução de atividades, sob a orientação da referida Comissão Episcopal ou dos Bispos encarregues do setor, assim como a canalização das informações e sugestões que possam interessar aos mesmos ou à Assembleia Plenária.
Acompanhe todas as informações em https://www.bensculturais.com
Partilhar