Arquidiocese de Braga -

3 julho 2024

Mosteiro de Poio: Uma jornada espiritual e histórica para o clero de Braga

Fotografia DR

DACS

Passeio anual dos padres e diáconos do Arciprestado de Braga

Na passada terça-feira, dia 2 de julho, realizou-se o habitual passeio anual dos padres do Arciprestado de Braga, um evento marcado pelo convívio e pela espiritualidade. Este ano, o itinerário incluiu visitas a locais de grande significado histórico e cultural, proporcionando momentos de fraternidade e enriquecimento espiritual.

O passeio iniciou-se com a saída de Braga em direção ao Mosteiro de Poio, onde o Padre. e arquiteto José Manuel Ribeiro ofereceu uma elucidativa explicação sobre a arquitetura do mosteiro e o retábulo da sua igreja. Adicionalmente, o Pe. Jesus, do Opus Dei, destacou a relação entre este mosteiro e a Arquidiocese de Braga, com especial ênfase em São Frutuoso, bispo de Braga, que foi quem, no séc. VII fundou este mosteiro.

Após a visita ao Mosteiro de Poio, o grupo dirigiu-se a Combarro, onde desfrutaram de um delicioso almoço, num restaurante local, com vista para a Ria. Este momento de descontração foi seguido por uma breve visita à pitoresca localidade de Combarro.

A jornada continuou rumo a O Grove, onde embarcaram num passeio de barco pela Ria de Arousa. Durante o passeio, tiveram a oportunidade de conhecer de perto as bateas galegas, estruturas utilizadas para o cultivo de bivalves, como mexilhões e ostras, típicas das rias galegas. Este contacto direto com a cultura local foi ainda enriquecido pelo avistamento de golfinhos e uma degustação de mexilhões e ostras a bordo.

O passeio contou com a presença do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e do bispo auxiliar, D. Delfim Coelho, assim como do chefe de gabinete do arcebispo, o padre José Miguel Neto. 

Inspirado pelo convite de Jesus, "Vinde e descansai um pouco", este passeio anual é uma oportunidade valiosa para os padres do Arciprestado de Braga fortalecerem os laços de amizade, sobretudo de fraternidade presbiteral, num ambiente de serenidade e contemplação.