Arquidiocese de Braga -

16 maio 2025

Nota da Associação dos Juristas Católicos sobre as eleições legislativas de 18 de maio

Fotografia Comissão Nacional de Eleições

Associação dos Juristas Católicos

Com a aproximação das eleições legislativas, no próximo domingo, 18 de maio, a Associação dos Juristas Católicos (AJC) vem apelar ao voto, lembrando que o seu exercício corresponde a um dever e a um compromisso dos católicos para com a causa comum.

A este respeito, a AJC recorda as palavras do saudoso Papa Francisco quando afirmou que “a democracia tem em si um grande e indubitável valor: o de estar ‘juntos’, o facto de o exercício do governo se realizar no contexto de uma comunidade que se confronta livre e secularmente na arte do bem comum, que nada mais é do que um nome diferente para o que chamamos de política”*.

Ao votar, com responsabilidade e em consciência, em projetos concretos que assumam a proteção da dignidade da pessoa humana nas suas várias exigências, os direitos humanos e uma sociedade solidária, os cidadãos contribuem, assim, para a realização do bem comum. 

16 de maio de 2025

A Associação dos Juristas Católicos 

 

* da Introdução ao livro «No coração da democracia», que o jornal Il Piccolo e a Livraria Editora Vaticana disponibilizaram gratuitamente a 07.07.2024