Arquidiocese de Braga -
27 julho 2025
D. Delfim desafiou os crismandos a serem “a alegria do Evangelho”

Equipa de Catequese Arciprestal Póvoa de Lanhoso
O salão paroquial de Nossa Senhora do Amparo, na Póvoa de Lanhoso, encheu-se este sábado, 26 de julho, de alegria, fé e juventude, para a celebração do Crisma Arciprestal. A cerimónia, presidida por D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga, marcou um momento de grande significado para os 102 jovens crismandos provenientes de 19 paróquias do arciprestado.
A celebração decorreu na memória litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, pais da Virgem Maria e avós de Jesus, sublinhando a importância da fé transmitida entre gerações. Na homilia, D. Delfim dirigiu-se de forma direta aos jovens, desafiando-os a viverem como verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo. “Não importa ter muitos conhecimentos, muitas teorias, se não viverem. Devem viver plenamente como filhos de Deus”, afirmou o prelado. Sublinhou ainda o papel essencial dos avós na transmissão da fé: “Hoje celebramos a memória de S. Joaquim e Santa Ana. Eles são exemplo. Sigam o seu testemunho de vida. Mas agora é a vossa missão: ser a alegria do Evangelho. Acreditem no futuro. Tenham esperança.”
A Eucaristia foi animada pelo grupo de jovens “Voz dos Anjos”, de Brunhais, e contou com a participação ativa de várias paróquias nas leituras, oração dos fiéis e ofertório. Durante a liturgia, os crismandos renovaram as promessas do seu batismo e receberam o dom do Espírito Santo pela unção do Crisma, num gesto marcante de comunhão e envio em missão.
Num gesto de solidariedade missionária, a oferta recolhida durante a celebração reverteu para a missão de Ocua, em Moçambique, respondendo ao apelo de ajuda partilhado pelo Padre Manuel Faria aos jovens, na semana anterior.
No final da celebração, como gesto de gratidão, D. Delfim recebeu um cabaz preparado com ofertas de todas as paróquias envolvidas. “Representa o carinho das nossas comunidades e a beleza da diversidade na nossa unidade”, afirmou um representante dos jovens, agradecendo a presença e proximidade do bispo neste momento marcante.
A celebração foi também um forte testemunho da vitalidade da juventude cristã da Póvoa de Lanhoso e da comunhão entre as suas comunidades. “Leve consigo a nossa oração e a certeza de que pode contar com a nossa juventude para a missão da Igreja”, disseram os jovens a D. Delfim, que os exortou: “O Espírito Santo está convosco. Ide com coragem e alegria.”
Partilhar