Arquidiocese de Braga -

28 julho 2025

Jovens da Arquidiocese de Braga vivem com fé e alegria a festa do Jubileu

Fotografia Pastoral Juvenil

DM - Carla Esteves

Saíram ontem de Barcelona, em direção a Roma, os 571 peregrinos da Arquidiocese de Braga que partiram de autocarro para viver uma experiência inesquecível no Jubileu dos Jovens

A celebração na Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, juntamente com os jovens peregrinos oriundos de Lisboa, de Viana do Castelo e do Porto, foi um dos momentos mais importantes da passagem dos jovens peregrinos bracarenses por Barcelona.

A este juntou-se também a Oração da Noite, em que houve oportunidade de rezar pela Ordenação episcopal de D. Nélio Pita, que ontem decorreu na Sé de Braga. Beatriz Daniela, elemento da equipa diocesana responsável pela comunicação, revelou ao Diário do Minho, que o percurso tem sido vivido com «intensa alegria, fé e dedicação» por parte dos jovens.

Chegados a Barcelona, os jovens peregrinos tiveram oportunidade de começar a conhecer a cidade, de forma independente ou em grupos, até à hora da celebração na Basílica da Sagrada Família. 

Após o jantar, realizou-se a oração da noite e uma reunião com os líderes e uma conversa com os jovens. A viagem em direção a Roma começou no início da tarde de ontem, após uma amanhã livre a conhecer a cidade, seguida de almoço. E foi com verdadeira fé e espírito peregrino, que os jovens prosseguiram em direção àquela que promete ser uma experiência inesquecível.

Ontem, o Papa saudou os participantes de vários países que começaram a reunir-se em Roma para o Jubileu dos Jovens, que reunirá participantes de cinco continentes.

 «Faço votos de que seja uma ocasião para cada um encontrar Cristo e ser por Ele fortalecido na fé e no compromisso de o seguir com coerência», disse em italiano, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação do ângelus. Leão XIV dirigiu-se à multidão em inglês, desejando que este encontro de jovens dos cinco continentes «seja uma oportunidade para cada um de encontrar Cristo e de ser fortalecido por Ele na vossa fé e no vosso compromisso de seguir a Cristo com integridade de vida». *com Ecclésia