Arquidiocese de Braga -
8 agosto 2025
Arcebispo de Braga preside hoje a eucaristia que integra Jubileu da diocese de Sumbe

DM - Joaquim Martins Fernandes
O Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, preside na manhã de hoje, à oração das Laudes e à Eucaristia que integram o programa de encerramento do Jubileu da Diocese de Sumbe, em Angola. As celebrações, que vão decorrer no Pavilhão Multiuso do Sporting, a partir das 07h30 (hora local), tem como animador a Paróquia de Cristo Rei do Universo. Destinadas a jovens da Diocese de Sumbe e aos fiéis em geral, os dois momentos de celebração antecedem a partilha do pequeno – almoço, pelas 09h00.
O programa de hoje da festa do Jubileu da Diocese de Sumbe e Ordenações Sacerdotais – a diocese integrou nas festividades a ordenação de meia centena de sacerdotes – começa às 05h30, com o despertar com ginástica rítmica. Após o pequeno – almoço, os trabalhos continuam com a exibição do historial da Diocese de Sumbe, às 10h30, seguindo-se às 12h00 a oração do Angelus, que antecede o almoço. A tarde está reservada à realização de um jogo de futebol entre seminaristas, ficando para as 18h30 locais a Noite Cultural Diocesana, sendo o recolher obrigatório às 23h00.
Simpósio Jubilar
Também no dia de hoje, e integrado nas comemorações dos 50 anos da criação da Diocese de Sumbe, arranca o Simpósio Jubilar, que decorre subordinado ao tema “Diocese do Sumbe, 50 Anos construindo comunidades”. O Simpósio, que decorre até amanhã, 9 de agosto, tem quase 270 participantes inscritos, entre bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos.
O Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, está entre os 21 bispos e arcebispos que participam no Simpósio Jubilar, que abre às 08h00 desta manhã, com o discurso de abertura de D. Firmino David, bispo de Sumbe. Na cerimónia oficial de abertura vão estar também D. Kriyspim Initold Dubiel, Núncio Apostólico em Angola; D. José Manuel Imbamba, Arcebispo de Saurimo e presidente da CEAST;
D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias, Arcebispo Metropolita da Arquidiocese de Luanda; D José Ornelas Carvalho, Bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa; D. José Manuel Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga; D. Maurício Agostinho Camuto – Bispo de Caxito e secretário-geral da CEAST; D. Luzizila Kiala, Arcebispo de Malanje e secretário geral adjunto da CEAST; D. Zeferino Zeca Martins, Arcebispo do Huambo; D. António Francisco Jaca, Bispo de Benguela; Emílio Sumbelelo, Bispo de Viana (Angola); D. Belmiro Cuica Chissengueti, Bispo de Cabinda; D. Leopoldo Ndakalako, Bispo de Menongue; D. Joaquim Nhanganga Tyombe, Bispo do Uije; D. Martin Lasarte Topolansky, Bispo do Lwena; D. Vicente Sanombo, Bispo do Kwito; D. Estêvão Binga, Bispo da Ganda; D. António Lunguiequi Bengui, Bispo Auxiliar de Luanda; D. Fernando Francisco, Bispo Auxiliar de Luanda;
D. Zacarias Kamwenho, Arcebispo Emérito do Lubango; D. Manuel da Rocha Felício, Bispo Emérito da Guarda.
Partilhar